MANAUSTRANSPORTE

Prefeitura realiza abertura da ‘Semana Nacional de Trânsito’

A Semana Nacional de Trânsito foi instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, visando promover, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro.

Com foco na educação e orientação no trânsito da cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta sexta-feira, (17/9), a cerimônia de abertura da “Semana Nacional de Trânsito” na capital. Para este ano, o foco da campanha são os ciclistas e pedestres, com o tema “Pedestres e Ciclistas: ver e ser visto”.

Realizado na escola municipal Waldir Garcia, o evento contou com a participação de secretários municipais, representantes do governo do Estado e demais autoridades.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, ressaltou a importância do tema da Semana deste ano. “O trânsito é composto de diversos elementos e um deles é a visibilidade, então, dentro desta característica, estamos montando várias atividades.  Vamos ter atividades para motociclistas, em que ele ficará no ponto cego, para mostrar, na prática, a dificuldade de visualização. Queremos destacar esta realidade de ver o outro no trânsito”, frisou.

Paulo Henrique explicou que se busca no trânsito fluidez com segurança. “A engenharia trabalha muito a fluidez e a educação, a segurança, mas a gente só consegue conciliar isto quando o condutor está consciente daquilo que ele fez na via. O grande responsável pela segurança na via é o condutor. Não podemos colocar a fluidez acima da segurança, os dois precisam caminhar juntos”, destacou.

Participaram da abertura, os secretários municipais Pauderney Avelino (Educação) e Sabá Reis (Limpeza Urbana).

Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana e Acessibilidade da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Rosinaldo Bual elogiou a iniciativa em promover a Semana. “Quero ressaltar que estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para melhorar o trânsito da cidade. Também sonho com o dia em que a Legislação de Trânsito faça parte do currículo escolar de nossas escolas”, afirmou

A Semana Nacional de Trânsito foi instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, visando promover, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro.

“Ações de educação no trânsito são fundamentais para a orientação e conscientização, o respeito e harmonia podem salvar vidas. Vamos intensificar essas ações de conscientização para garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas na cidade, como nos determina o prefeito David Almeida”, destacou o diretor do departamento de Educação e Estatística do IMMU, Pedro Miranda.

Programação Semana Nacional do Trânsito 2021

20/9 – 14h30 – Projeto Mobilidade com Responsabilidade. Seminário híbrido (on-line e presencial). Tema: Desafios da Mobilidade nas grandes cidades – Ver e Ser Visto.

Palestrante – Julyver Modesto Araújo – Mestre, professor e assessor da Presidência do Denatran/SP.

Palestrante – Ely Emerson Santos – Doutor em Engenharia de Transporte.

Mediador – Uarodi Guedes – Especialista em Gestão da Mobilidade, Transporte e Logística.

21/9 – 7h às 17h- Atividade na escola municipal Tomáz Meireles – Rua Bernardo Michiles s/nº – Jardim Petrópolis. Oficina educativa sobre segurança no trânsito para a comunidade, com palestras, jogos pedagógicos e rodada de conversas.

22/9 – 9h – Atividade de rua – Avenida Autaz Mirim Sest/Senat – Yamaha. Abordagem e orientação para uma pilotagem segura.

22/9 – 18h – Passeio Ciclístico Tiradentes – Faixa Liberada da Ponta Negra.

23/9 – 7h30 às 11h – Projeto Educação em Mobilidade Urbana – Rua Criciúma, nº 750 – bairro Alfredo Nascimento – Palestra Educativa para o Trânsito oferecida a alunos do ensino fundamental e professores

23/9 – 8h30 às 12h – Termo de Cooperação IMMU/Tribunal de Justiça – Projeto Mobilidade com Responsabilidade – On-line Plataforma Google Meeting – Palestra de Educação para o Trânsito para Apenados.

24/9 – 14h – Projeto Ciclos da Vida – Auditório da Prefeitura de Manaus – Roda de Conversas e encerramento da Semana.

Fotos – Sidney Mendonça/IMMU

Pular para o conteúdo