SAÚDE

FPS realiza ação para conscientizar servidores na sede do Governo em alusão ao Setembro Amarelo

No mês dedicado ao combate e prevenção ao suicídio, o Governo do Estado tem intensificado suas ações de conscientização

Na tarde desta última quinta-feira (09/09), o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) realizou uma ação com o objetivo de conscientizar os servidores do Governo do Estado quanto à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Intitulada “Escolha Sempre Continuar”, a ação foi realizada no Auditório da Sede do Governo e contou com palestras de especialistas, apresentação teatral e sorteios.

O evento teve participação da neuropsicóloga Luzia Valeta e da enfermeira Christiane Simões, que trouxeram ao público seus relatos pessoais sobre situações envolvendo suicídio. Também foram debatidas as causas que levam uma pessoa a cometer suicídio, o aumento nos casos entre adolescentes brasileiros, a relação da pandemia com a saúde mental e como ajudar.

“Às vezes seu colega de trabalho está cabisbaixo, calado, dando alguns sinais no dia a dia que muitas vezes passam despercebidos. É importante saber identificar, é preciso olhar mais para as pessoas”, pontuou a neuropsicóloga Luzia Valente. 

Ao fim das palestras, houve apresentação do grupo teatral Interarte, que performou uma cena musical, reproduzindo situações que podem acontecer no ambiente de trabalho e que indicam quando alguém precisa de ajuda psicológica.

Setembro Amarelo 

No mês dedicado ao combate e prevenção ao suicídio, o Governo do Estado tem intensificado suas ações de conscientização sobre o tema, reforçando a campanha Setembro Amarelo. E para simbolizar o combate, a iluminação da Ponte Jornalista Phelippe Daou ficará amarela durante todo o mês. Além disso, vem sendo realizadas blitz e palestras de conscientização em escolas da rede estadual de ensino.

Foto: Herick Pereira/Secom

Pular para o conteúdo