EDUCAÇÃO

Ações educativas do Detran-AM alcançaram mais de 5 mil pessoas em 2021

As ações de educação na Semana Nacional de Trânsito 2021 irão acontecer entre os dias 19 e 25 de setembro

Com o retorno das atividades presenciais, a partir de maio deste ano, as ações educativas do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) já alcançaram mais de 5,6 mil pessoas na capital e no interior do estado. Foram realizadas atividades pedagógicas em escolas, palestras em instituições e empresas privadas, além de ações nas ruas para conscientização dos condutores e abordagens em bares e restaurantes.

Entre os meses de maio e agosto, 23 escolas foram atendidas pela equipe da Gerência de Educação do órgão, que levou as personagens da Super Turma do Detran e o teatro de fantoches para alunos da educação infantil. Com a ajuda das personagens Faixa Maravilha, Super Semáforo, Capitão Capacete e Cinto Fantástico, foram ensinados os conceitos de respeito à sinalização e de gentileza e atenção no trânsito. As ações nas escolas atingiram mais de 2.168 alunos.

“A educação de trânsito vem retomando gradativamente o atendimento com atividades nas escolas, sendo atendida a rede pública e particular com o teatro de fantoches. As crianças são nossas aliadas na cobrança de atitudes dos pais na condução dos veículos”, disse Mitza Brasil, gerente de Educação para o Trânsito do Detran-AM.

Além do público infantil, a equipe de educação do Detran também realizou palestras no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), Companhia de Navegação da Amazônia (CNA) e no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), além da empresa de ônibus Eucatur e do Centro Universitário do Norte (Uninorte). Mais de 260 pessoas participaram das palestras.

A educação para o trânsito participou também da Campanha Maio Amarelo, que esteve nas ruas em todas as zonas da cidade realizando ações nos semáforos da capital e em alguns municípios da Região Metropolitana. Foram entregues kits com máscara e álcool em gel para os motoristas.

No aniversário da Lei Seca foram realizadas ações de orientação para os condutores sobre os riscos da mistura bebida alcoólica e direção. Além disso, a educação visitou seis estabelecimentos, entre bares e restaurantes, localizados na zona centro-sul de Manaus, realizando a distribuição de kits educativos e fazendo uma ação de marketing, com a escolha do motorista da rodada.

Setembro

As ações de educação na Semana Nacional de Trânsito 2021 irão acontecer entre os dias 19 e 25 de setembro. As atividades serão voltadas à conscientização dos motoristas nas ruas e jogos educativos nas escolas, além de atividade interna para servidores do Detran Amazonas.

“Estamos seguindo todos os protocolos de segurança definidos pela Organização Mundial da Saúde em tempo de pandemia. Todas as atividades irão abranger medidas sanitárias, de higiene e distanciamento social”, enfatizou Mitza Brasil.

Foto: Divulgação/Detran-AM e Lucas Silva/Secom

Pular para o conteúdo