ESPORTE

Sejusc realiza ação itinerante em prol da população de Autazes

Objetivo é facilitar os serviços à população que necessita dessas demandas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou nesta quinta-feira (02/09), várias ações no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), dentre elas atendimento jurídico ao idoso e à mulher, bem como emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

A iniciativa teve lugar na Escola Estadual Maria Emília Martins Mestrinho e contou com a presença do prefeito, Andreson Cavalcante, e de autoridades locais. O objetivo é facilitar os serviços à população que necessita dessas demandas. A Sejusc vem trabalhando diariamente para dar esse suporte não só em Autazes, mas, em todos os municípios do Amazonas.

Os atendimentos foram desenvolvidos pelas secretarias da Sejusc, sendo elas as de Cidadania, Pessoa com Deficiência, Políticas para Mulheres, Direitos da Criança e Adolescente, secretaria executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, dentre outras.

Para a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, esses trabalhos são muito essenciais, pois reforçam o empenho que o governador Wilson Lima vem tendo para dar à população mecanismos de atendimento social, bem como em todas as áreas.

“O Governo do Estado vem trabalhando com intensidade para garantir que todos os municípios tenham suas demandas atendidas. E nós, da Sejusc, estamos alinhados para que todo o processo se realize de forma eficaz”, disse a secretária.

De acordo com a secretária adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, essas ações que já acontecem na capital são de extrema relevância e é uma determinação do Governo do Estado que todos os municípios sejam alcançados.

“A ideia é levar para todo o Amazonas os serviços que já são oferecidos na cidade de Manaus. E o governador Wilson Lima, deseja que toda população amazonense seja atendida pelos serviços oferecidos”, informou Luciana.

Dentre as ações, a secretaria executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), realizou palestras com os temas voltados a violência sexual e erradicação do trabalho infantil. O secretário executivo da pasta, Emerson Lima, destacou a importância dessas ações.

“Essa ação é de extrema importância, pois o Governo do Estado está indo aos municípios, vendo a realidade de cada cidadão interiorano. E nós estivemos reunidos com a rede de proteção à criança e adolescente, fortalecendo o vínculo para que nós possamos criar, num futuro breve, um fluxo de atendimento para essas crianças vítimas de abuso sexual, bem como, vítimas de maus-tratos”, destacou Emerson.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Maricília Costa, assinalou que a ação em Autazes demonstra o compromisso do governador Wilson Lima com o setor social tanto da capital, como no interior. “Nós, da Nova Rede Mulher, trouxemos para essa ação itinerante atendimentos psicossociais e jurídicos para as mulheres do município. É nosso dever prestar assistência a todas as mulheres amazonenses”, disse a secretária.

Os serviços oferecidos foram o atendimento jurídico ao idoso e à mulher; vacinação contra a covid-19 para crianças de 12 a 17 anos e idosos a partir de 60 anos; cadastro para o Idoso Empreendedor; e cadastro de Carteira de Identificação para Pessoa com Deficiência (PcD).

Programação

A próxima ação itinerante será realizada nesta sexta-feira (03/09), em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

Foto: Alexandre Pequeno/Sejusc

Pular para o conteúdo