ECONOMIATECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Sedecti participa de ação itinerante da Sudam sobre desenvolvimento regional

De acordo com a Sudam, a ação itinerante tem como objetivo ouvir as demandas e levar o conhecimento sobre os instrumentos de ação da Superintendência

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou nos dias 30 e 31 de agosto, em Manaus, da ação itinerante da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com o tema: “Sudam nos Estados Amazonas e Roraima – Diálogos com Quem Promove o Desenvolvimento Regional na Amazônia”.

A proposta da Sudam com a ação itinerante é de reunir informações para propor medidas que facilitem o acesso dos Estados, municípios, setores produtivos e outros segmentos, aos recursos federais, por meio dos instrumentos da autarquia.

O encontro contou com a participação dos representantes das Secretarias Executivas da Sedecti, de Desenvolvimento Econômico (Sedec); Planejamento (Seplan) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O secretário executivo da Sedec, Renato Freitas, fez a apresentação sobre o tema: “Diretrizes Estratégicas para o Desenvolvimento do Amazonas”, destacando as principais ações que a Sedecti vem realizando no Amazonas.

”A parceria do Governo do Amazonas com a Sudam vem sendo fortalecida desde 2019, com a participação da Sedecti, com a colaboração de várias secretarias na elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia, em que apresentamos e aprovamos 40 projetos aptos a receberem recursos federais e de emendas parlamentares. E, além disso, aprofundamos as informações acerca de incentivos fiscais e dos Fundos Constitucional do Norte (FNO) e de Desenvolvimento da Amazônia (FDA)”, declarou Freitas.

E reforçou que a Sedecti tem dado o apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL) junto ao Ministério de Economia e sobre as boas práticas de convênios, inclusive, de CT&I, sempre com o enfoque no Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a Sudam, a ação itinerante tem como objetivo ouvir as demandas e levar o conhecimento sobre os instrumentos de ação da Superintendência para que, juntos, possam articular políticas e planejamento para o desenvolvimento includente e sustentável da região.

Ainda durante o evento, o corpo técnico da Sedecti também apresentou os seguintes conteúdos: “Diálogo quanto às Boas Práticas em Convênios” e também os 40 projetos incluídos no Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) 2020- 2023.

Dentre os projetos destacados pela Sedecti, estiveram os seguintes: Rodovia BR-319, Distrito de Desenvolvimento Regional Manacapuru-Iranduba, Biodarpe – Distrito Bioagroindustrial da Amazônia – Polo Rio Preto da Eva, entre outros.

Foto: Divulgação/Sedecti 

Pular para o conteúdo