MEIO AMBIENTE

Delegacia do Meio Ambiente doa 20 toneladas de pescado e carne de jacaré para entidades assistenciais de Manaus

A apreensão foi a maior já realizada pela Dema em uma única ocorrência

Entidades socioassistenciais cadastradas no programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), foram beneficiadas com mais de 20 toneladas de pescado e carne de jacaré apreendido pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Os peixes da espécie pirarucu e a carne de jacaré, sem registro legal de procedência, foram apreendidos durante a operação Marchantaria, deflagrada no início do mês em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

A apreensão foi a maior já realizada pela Dema em uma única ocorrência. A operação contou com o apoio do Departamento de Investigação Sobre Narcóticos (Denarc), Delegacia Fluvial (Deflu), Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Receita Federal (RF) e Secretária Executiva Adjunta de Operações (Seaop), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

De acordo com o delegado titular da Dema, Herbert Lopes, a ação policial ocorreu na Ilha da Marchantaria e tinha o objetivo de fiscalizar embarcações, justamente, para verificar a procedência de alimentos que circulavam pela área.

“Essa apreensão de 20 toneladas aconteceu dentro da operação Marchantaria, que é realizada com a Dema, Denarc, Deflu e a Seaop. Realizamos a fiscalização nas embarcações que adentram em Manaus. Ela foi apreendida em um barco pesqueiro, dentro de um porão”, disse.

Apesar de não ter procedência legal, o alimento estava em boas condições, e por isso foi doado para entidades socioassistenciais. De acordo com Herbert Lopes, toda a carga seguiu para beneficiar instituições que atuam em Manaus.

“Essa carga pelo volume que foi muito grande, foi doada ao ‘Mesa Brasil’, do Sesc, que fez a distribuição para aquelas organizações que trabalham com assistência social”, salientou o delegado.

Pular para o conteúdo