DESTAQUESAÚDE

Amazonas alcança terceiro lugar em índice que avalia transparência de dados sobre covid-19

Ranking da Open Knowledge Brasil considerou dados divulgados entre 10 e 14 de agosto

O Amazonas passou a ocupar o terceiro lugar no Índice de Transparência da covid-19 (ITC-19) da Open Knowledge Brasil (OKBR), organização que avalia o desempenho dos estados na divulgação de informações e dados sobre a pandemia do novo coronavírus. No Boletim da OKBR divulgado nesta quinta-feira (19/08), o Amazonas obteve destaque ao elevar a pontuação de 72 para 91 pontos, alcançando o nível classificado como alto e chegando ao terceiro lugar, atrás apenas do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Na avaliação anterior o Amazonas estava em 11° lugar. O estado subiu 19 pontos na análise feita entre 10 e 14 de agosto e alcançou a terceira posição, firmando-se como o mais transparente da região Norte.

A avaliação é feita com base em informações disponíveis nos sites oficiais e nas redes sociais dos estados e secretarias de Saúde, além da divulgação de releases distribuídos à imprensa. O levantamento completo e os boletins anteriores podem ser acessados no site www.transparenciacovid19.ok.org.br.

O desempenho do estado ganhou destaque em aspectos como a divulgação de informações relacionadas à vacinação contra covid-19.

“Além de mais informações publicadas, houve o desenvolvimento de painéis para o tema — é o caso de Pernambuco, que aprimorou a ferramenta e passou a disponibilizar dados em formato aberto. O estado é um dos principais destaques positivos, ao lado de Ceará, Amazonas e Amapá, que cresceram ao menos 18 pontos desde junho”, diz a OKBR em um trecho do boletim.

“Atualizou dados de testes e disponibilizou microdados de casos e da vacinação em formato aberto, além de outras informações, como coberturas vacinais de grupos prioritários, doses distribuídas, vacinação por município e casos de Covid-19 por bairro/distrito”, destaca a OKBR sobre o Amazonas, em outro trecho da avaliação.

Os dados da covid-19 no Amazonas estão disponíveis no site www.agenciaamazonas.am.gov.br; além dos portais da Secretaria de Estado de Saúde (www.saude.am.gov.br) e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (www.fvs.am.gov.br).

Ranking 

O Índice de Transparência da covid-19 (ITC-19) da OKBR foi lançado em 3 de abril de 2020 e, até junho, avaliou semanalmente estados e Governo Federal. Em sua segunda fase, a partir de julho, o ITC-19 passou a monitorar o dobro de indicadores com periodicidade quinzenal, além de incluir as capitais na avaliação.

Nesta terceira versão, o ITC-19 passa a incluir dados sobre a vacinação. Com base nas dimensões Conteúdo, Granularidade e Formato, o Índice chega a 36 critérios de avaliação. As rodadas passarão a ser mensais e os resultados de União e estados e os das prefeituras serão publicados de forma intercalada.

Sobre a OKBR 

A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, que atua no país desde 2013. A organização desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

Pular para o conteúdo