EDUCAÇÃO

Alunos e professores da rede estadual fazem mobilização para combater o abandono escolar em Manaus

O objetivo da mobilização é identificar alunos em situação de possível abandono escolar e sensibilizar para o retorno às atividades escolares

Nesta última quinta-feira (19/08), alunos e professores que integram a rede estadual de ensino em Manaus se mobilizaram em todas as zonas da cidade para realizar ações de combate ao abandono escolar. A atividade faz parte do programa Busca Ativa do Escolar, um dos projetos pedagógicos lançados pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), para o retorno seguro e responsável dos estudantes da rede estadual à escola.

Participam da ação as 236 unidades de ensino da capital. O objetivo da mobilização é identificar alunos em situação de possível abandono escolar e sensibilizar para o retorno às atividades escolares, que a partir da próxima segunda-feira (23/08), acontecerá de forma 100% presencial nas escolas do estado.

Passeata

No bairro Zumbi, zona leste de Manaus, as escolas estaduais Roderick de Castelo Branco e Maria Bernadete Trindade da Rocha se uniram para realizar uma passeata pelas ruas da comunidade, onde estudantes e docentes das duas instituições distribuíram panfletos e orientaram a população sobre a importância de se manter na sala de aula para completar os estudos.

“Na verdade, esse termo ‘evasão escolar’ é um termo muito polêmico e que requer muita atenção de nós gestores, porque muitas das vezes o aluno precisa dessa motivação para ele retornar, para que ele possa entender que na educação ele consegue alçar novos objetivos, então a busca ativa é necessária, é um programa que é necessário pra gente saber onde esse aluno se encontra, aonde ele está”, explicou Reumally Oliveira, gestor da E.E Maria Bernadete Trindade da Rocha.

De acordo com o professor Alcimar de Mendonça, responsável por lecionar a disciplina de História na E.E Roderick de Castelo Branco, revelou que a pandemia foi um fator fundamental para um aumento, perceptível pelos professores, na desistência dos estudos e destacou o papel dos docentes no combate ao problema.

“Realmente a evasão foi muito alta, mas aqui, no caso da nossa escola em particular, a gente tem feito assim um grande trabalho na busca ativa onde os professores ligam para os alunos, alguns casos de professores que financiam até a vinda do aluno para a escola, chama a família para a escola, então são várias as vias que a escola se utiliza para chamar os alunos”, explicou o professor.

Sonho

Aluna do 1º e 2º ano do ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola Roderick de Castelo Branco, a estudante Maria Francisca conta que pensou em desistir várias vezes de retornar para a sala de aula e que se manteve motivada em busca da realização de seu maior sonho: cursar uma faculdade.

“Pensei (em desistir) pelo fato de ser longe e ter dificuldades pra mim na escola também. Pensei, sim, em desistir várias vezes, só que eu cheguei à conclusão que não posso parar, entende? Eu tenho que terminar, por mais que seja longe e eu tenha dificuldades, eu tenho que continuar. Eu tenho vários sonhos, só que um deles é terminar e fazer uma faculdade. Penso em fazer enfermagem”, diz a estudante.


Programa 

Criado em 2020, o Programa Busca Ativa Escolar (PBAE) faz parte de um conjunto de iniciativas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas para assegurar a permanência dos alunos nas escolas da rede pública estadual.

Pular para o conteúdo