DESTAQUEESPORTE

Maior competição de natação em águas abertas do Norte do Brasil está de volta

Travessia Almirante Tamandaré, que completou 50 anos de existência em 2020, volta a acontecer em seu formato clássico, saindo da Ponta do Camaleão com chegada na Ponta Negra, nos dias 11 e 12 de dezembro

O maior desafio de águas abertas da região Norte, o Rio Negro Challenge já está com as inscrições abertas, para a travessia Almirante Tamandaré, para as provas de 3 e de 1,5 quilômetros, o relay 500, além da novidade para os atletas mirins, o retorno do circuito Curumim, para crianças de 8 a 12 anos de idade.

O evento que este ano volta a ser realizado no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, acontecerá nos dias 11 e 12/12, atendendo todos os protocolos de segurança sanitária, contra a Covid-19. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas por meio do site www.rionegrochallenge.com.br   

“Ano passado realizamos a prova em Paricatuba, no Iranduba, por conta do fechamento da praia da Ponta Negra. Mesmo assim, a organização do evento seguiu todos os protocolos sanitários contra a Covid-19. Neste ano vamos repetir a dose, só que desta vez voltando com o evento para a praia da Ponta Negra. A própria limitação do número de vagas, é uma garantia de segurança aos participantes do evento”, ressalta o criador do Rio Negro Challenge, Pierre Gadelha.

Por conta do fechamento da Ponta Negra, no ano passado, a tradicional Travessia Almirante Tamandaré, que completou 50 anos de existência em 2020, foi realizada em formato de circuito. Neste ano, a prova volta a acontecer em seu formato clássico: saindo da Ponta do Camaleão com chegada na Ponta Negra.

“A pandemia nos impediu de realizar a prova em seu formato clássico, mas este ano vamos comemorar essas cinco décadas da travessia como ela tem que ser”, comemora Gadelha.

Conforme Pierre, no primeiro dia do evento, 11/12, sábado, será realizado o relay com as equipes de três atletas nadando o revezamento de 500 metros, cada um. No sábado também será realizado o Circuito Curumim.

Também no sábado, será realizado o congresso técnico, que seguirá todas as normas sanitárias de distanciamento social. No domingo, 12, ocorre a travessia Almirante Tamandaré (8,5 quilômetros), além das provas de 3 e de 1,5 quilômetros.

“Além do relay, no sábado também iremos realizar o circuito Curumim, uma prova de 500 metros para a garotada de 8 a 12 anos, que retorna este ano. É uma prova que foi muito pedida, então estamos voltando com ela. É uma forma de fomentar a natação entre a garotada”, destaca Pierre.  

Fotos: Alcides Netto/Rio Negro Challenge/Divulgação

Pular para o conteúdo