EDUCAÇÃO

Conselho Estadual de Educação do Amazonas homologa documento com novas diretrizes para o Ensino Médio

O Referencial Curricular apresenta competências e habilidades conforme a BNCC


O Referencial Curricular Amazonense – Etapa Ensino Médio (RCA-EM), documento que subsidiará as propostas curriculares e pedagógicas do Ensino Médio, aprovado no dia 21 de julho, foi homologado pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas nesta quinta-feira (12/08). O RCA-EM apresenta não somente a arquitetura do Ensino Médio, conforme disposto na Lei nº 13.415/2017, mas também as competências e habilidades segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa Ensino Médio.

“O documento apresenta a continuidade de mudanças advindas das etapas anteriores e busca contribuir para a escola oportunizar aos estudantes: autonomia, comportamento cidadão, protagonismo na construção de seu projeto de vida e valorização quanto à cultura amazônida, considerando o desenvolvimento da formação integral”, afirmou o secretário adjunto Pedagógico e presidente do Comitê de Implementação da Reforma do Ensino Médio e Currículo, Raimundo Barradas.

Agora, a partir da homologação do RCA-EM, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio da Comissão ProBNCC – Etapa Ensino Médio e do Comitê de Implementação da Reforma do Ensino Médio e Currículo, está atuando na construção da Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio, com previsão de aprovação pelo CEE-AM ainda em 2021.

Somado a isso, a rede estadual prevê a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual no início do ano letivo de 2022.

Pular para o conteúdo