SAÚDE

‘Dia D’ da campanha contra a influenza vacinou mais de 66 mil pessoas em Manaus

As pessoas dos grupos prioritários que ainda não tenham recebido a vacina, podem procurar qualquer uma das 171 salas do município para receber a dose

A campanha de vacinação contra a influenza (gripe), que está sendo realizada desde 19/04, alcançou 64,50% dos grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde. A meta era alcançar 537.467 pessoas, o que corresponde a 90% do total dos grupos. No último sábado (10/07), no “Dia D”, mobilização organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram vacinadas 66.882 pessoas. O grupo de transplantados alcançou o maior índice de cobertura (151,35%), seguido do grupo de obesos (110,62%) e puérperas (101,50%). Nesta segunda-feira, 12, a vacinação foi aberta para a população em geral, até que termine o estoque de 200 mil doses da vacina ainda armazenadas pela secretaria.

A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, avaliou como positiva a mobilização. “A Semsa já tem como rotina realizar o ‘Dia D’ como forma de alcançar o maior número possível de pessoas dos grupos que são mais vulneráveis à influenza. Tivemos mais de 400 postos funcionando no último sábado para atender as pessoas que ainda precisavam desse imunizante. Agora seguiremos com a população em geral”, informou.

Ainda segundo ela, as pessoas dos grupos prioritários que ainda não tenham recebido a vacina, podem procurar qualquer uma das 171 salas do município para receber a dose. A lista, com os endereços, pode ser consultada no site da Semsa, pelo link https://semsa.manaus.am.gov.br.

“Nossa orientação é para as pessoas que tenham recebido a vacina contra a Covid-19. Estas devem observar um intervalo de 14 dias para tomar a vacina da influenza”, alertou.   

Para ser vacinado contra a influenza (gripe) é necessário apresentar um documento de identidade original, com foto, o cartão de vacina e para grupos específicos, como trabalhadores da saúde e professores, o contracheque ou a carteira de trabalho que comprove o vínculo empregatício. No caso dos caminhoneiros, é preciso apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria D ou E.

Pular para o conteúdo