DESTAQUESEGURANÇA

Deflagrada operação para prender agentes públicos ligados à segurança do Amazonas envolvidos com subtração de ouro

A operação investiga a ação de agentes de segurança envolvidos no desvio de cargas irregulares de ouro, obtidas durante abordagem aos transportadores

Na manhã de hoje (09/07), em ação conjunta do Ministério Público Estadual do Amazonas e Polícia Federal, foi deflagrada a Operação Garimpo Urbano, que investiga a ação de agentes públicos ligados a órgão de cúpula da Segurança Pública do Estado do Amazonas, supostamente envolvidos na subtração de expressiva quantidade de ouro, após o monitoramento e abordagem de transportadores, mediante uso de estrutura e pessoal da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI).

Ao todo foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão por equipes da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado – GAECO nesta capital, no interior do Amazonas e no Estado do Pará.

Um delegado e três policiais civis foram presos em Manaus, durante uma operação conjunta do Ministério Público do Amazonas e da Polícia Federal. Entre os detidos está o delegado Samir Freire, que chegou na sede do Ministério Público escoltado pro agentes da PF. Ele deve prestar depoimento ainda na manhã desta sexta-feira.

O marco legal previsto no art. 3o, VIII, da Lei 12.850/2013, prevê a cooperação entre instituições e órgãos federais e estaduais na busca de provas e informações de interesse da investigação criminal.

Os dados obtidos com as diligências realizadas nesta data serão compartilhados entre os órgãos envolvidos na operação, para atuação em suas esferas de atribuições.

Pular para o conteúdo