CIDADANIA

Câmara aprova projeto de lei que dá nome de Oscarino Peteleco a espaço público na Praça 14 de Janeiro

Proposta, aprovado por unanimidade, é de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador David Reis (Avante). Matéria seguiu para sanção do prefeito David Almeida

Durante sessão plenária nesta terça-feira (06/07), os vereadores da 18ª legislatura aprovaram o projeto de lei do presidente da Câmara, vereador David Reis (Avante), que homenageia Oscarino Farias Varjão, ventríloquo falecido, que dava vida ao boneco Peteleco. O artista vai dar nome a uma praça, localizada entra a avenida Japurá e Rua Afonso Pena, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus, onde viveu por várias décadas.

O presidente David Reis explicou que esteve no local, ouvindo a comunidade e os familiares do saudoso artista e, em reconhecimento a importante trajetória cultural dele, resolveu apresentar o projeto de lei para homenageá-lo.

Após aprovação unânime no plenário da Casa, o projeto seguirá para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida.
“Em breve, a praça receberá o nome desse grande artista conhecido por várias gerações, reconhecido em Manaus, no nosso estado e no Brasil, como um dos grandes mestres dessa arte, e eu estou muito agradecido pelo voto favorável de todos os colegas vereadores aprovando a nossa intenção de dar o nome do Oscarino Peteleco a praça, eternizando esse legado deixado por ele”, declarou o presidente da Câmara.

Nascido em 1937, na comunidade Paraná do Xiborena, no Rio Solimões, distrito do município de Iranduba, região metropolitana da capital amazonense, Oscarino Farias Varjão morreu no dia 15 de abril de 2018, em Manaus, onde viveu e trabalhou por várias décadas fazendo a alegria da criançadas e dos adultos, ao lado do boneco Peteleco.

Oscarino ficou conhecido nacionalmente pelas apresentações artísticas com o boneco, durante os mais de 60 anos de carreira. No ano de 2000, ele se apresentou no Programa do Jô, da Rede Globo. A obra de Oscarino também foi apresentada em um documentário intitulado Oscarino & Peteleco.

Em 2016, Peteleco foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas.

O vereador Mitoso (PTB) falou da importância do registro histórico e do legado deixado por este grande artista, durante a sessão da Câmara.

“Oscarino Peteleco faz parte da história da cidade de Manaus e nada mais justo homenageá-lo em algum logradouro da cidade de Manaus com o nome dele e eternizar o nome dele, e ali nós termos a lembrança e a memória cultural da cidade de quem foi Oscarino Peteleco”, destacou o parlamentar.

Pular para o conteúdo