COVID-19DESTAQUE

Milhares de brasileiros tomaram AstraZeneca vencida contra covid. Confira os lotes

Paraná foi o estado que mais aplicou a vacina AstraZeneca expirada: foram 4.060 pessoas. Depois vem São Paulo, com 3.648, e o Pará, com 3.391 aplicações

Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em brasileiros em diversos lugares do país. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta sexta-feira (02/07) pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo reportagem há um total de 140 mil doses importadas da vacina AstraZeneca, a mais utilizada dentre os principais imunizantes do Brasil, vencidas no país..

Os dados vêm a partir de registros do próprio Ministério da Saúde acerca das doses adquiridas. Até o dia 19 de junho, o imunizante com data de validade expirada foi utilizado em 1.532 municípios brasileiros.

Segundo a reportagem, o Paraná foi o estado que mais aplicou a vacina AstraZeneca expirada: foram 4.060 pessoas. Depois vem São Paulo, com 3.648, e o Pará, com 3.391 aplicações.

Todas as doses vencidas do imunizante AstraZeneca fazem parte de oito lotes importados ou adquiridos por consórcio. Um deles venceu no dia 29 de março, o que venceu há menos tempo expirou no dia 04 de junho.

A maioria (70%) das doses aplicadas depois da validade é de um mesmo lote do Instituto Serum, identificado como “4120Z005”. O bloco venceu em 14 de abril, mas continuou sendo aplicado depois dessa data pelo país.

Confira abaixo todos os lotes vencidos.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou cerca de 4 mil doses ministradas após a validade. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Belém informou que nenhuma dose de imunizante vencido foi aplicada na cidade.

A Secretaria de Saúde de Maringá, no Paraná, uma das cidades que mais aplicaram doses vencidas de acordo com a reportagem, afirmou em nota que também não ministrou o imunizante expirado:

O lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS.

Pular para o conteúdo