DESTAQUEEMPREENDEDORISMO

Ferramenta desenvolvida no Casarão da Inovação Cassina vai ajudar na gestão de pequenos negócios

Desenvolvida pelos funcionários do Casarão, Lohan Ítalo Silva e Fábio Araújo, ferramenta possui funções de controle financeiro, cadastro de produtos, controle de estoque e registro de transações

O primeiro Polo de Empreendedorismo e Inovação da região Norte do país, o Casarão da Inovação Cassina, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), irá promover o lançamento da ferramenta “Controle de Vendas”, voltado para micro e pequenos negócios, Microempreendedores Individuais (MEIs) e profissionais autônomos.

Desenvolvida pelos funcionários do próprio Casarão, Lohan Ítalo Silva e Fábio Araújo, a ferramenta tem como objetivo facilitar a gerência de microempresas e empreendedores na automatização do processo básico de gestão e possui funções de controle financeiro, cadastro de produtos, controle de estoque e registro de transações.

Durante a pandemia do novo coronavírus, onde ocorreu um aumento na taxa de desemprego e uma redução brusca na taxa de contratação, muitas pessoas viram no empreendedorismo uma alternativa de sustentar seus lares, no entanto, a grande maioria não possui o preparo necessário para gerenciar um empreendimento. O “Controle de Vendas” chega para auxiliar essas pessoas e incentivá-las a organizarem o máximo possível os seus negócios.

Sendo mais uma medida da Prefeitura de Manaus para combater a alta taxa de mortalidade das empresas, que em sua maioria não sobrevive após dois anos de funcionamento, a finalidade principal do projeto foi a de desenvolver uma ferramenta de fácil uso, que atenda a necessidade dos mais de 160 mil microempreendedores da cidade de Manaus, em organizarem seus negócios e impedir que os mesmos encerrem suas atividades.

De acordo com o gerente do Casarão Cassina e coautor da proposta, Fábio Araújo, o foco do projeto foi desenvolver algo simples, elaborado a partir de uma planilha em Excel, utilizando o programa Virtual Basic for Applications (VBA), que permite a inserção de recursos de programação em documentos do Microsoft Office.

“A planilha fica com aparência de um sistema e toda a sua funcionalidade é de fácil interação com o usuário, de modo que mesmo aqueles que não tem familiaridade com o uso do Excel possam se utilizar dessa ferramenta, para organizar seus negócios”, explicou.

A ferramenta vem acompanhada de um manual de uso, que explica de forma prática e simples como utilizá-la.

Para fazer o download da ferramenta, basta acessar o link: https://is.gd/Controle_de_Vendas

Para fazer o download do manual de uso, é só acessar o link: https://is.gd/Manual_Controle_de_Vendas

Pular para o conteúdo