SAÚDE

Cuidados com a saúde bucal reduzem casos de infecção e tempo de internação do paciente, afirma especialista

Hospital Unimed Manaus, incorporou os profissionais de odontologia à equipe multidisciplinar de saúde que atual nas suas unidades hospitalares, especialmente no cuidado com os pacientes em leitos de UTIs

O cuidado com a saúde bucal é fundamental durante a internação hospitalar, período em que o paciente corre o risco de pegar infecções e pneumonias, que na maioria das vezes são oriundas da cavidade bucal. Logo, a presença de um odontólogo no ambiente hospitalar, contribui efetivamente para recuperação dos pacientes internados, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Foi a partir desse entendimento, seguindo uma prática que já é uma realidade em alguns hospitais brasileiros, que a direção da Unimed Manaus, incorporou os profissionais de odontologia à equipe multidisciplinar de saúde que atual nas suas unidades hospitalares, especialmente no cuidado com os pacientes em leitos de UTIs.

O coordenador de Odontologia Hospitalar da UTI Hospital e Maternidade Unimed Manaus, cirurgião dentista David Pita, explica que o objetivo é prevenir não só as infecções bucais, que interferem na evolução das doenças dos pacientes acamados, mas, também, limitar a disseminação de micro-organismos que colonizam desde a cavidade oral ao trato respiratório inferior desses pacientes.

“Hoje, com o acompanhamento de um cirurgião dentista na UTI, e também nas demais alas de internação, o paciente consegue ter alta hospitalar muito mais breve e as complicações são reduzidas, principalmente nesse período que estamos vivendo, de pandemia da covid-19, onde os cuidados bucais acabam reduzindo muito o quadro geral do paciente”, afirma.

David Pita lembra que as pneumonias associadas à ventilação mecânica podem interferir na recuperação do paciente, muitas vezes levando à morte.

Segundo ele, hoje, no Hospital e Maternidade Unimed Manaus, o cuidado com a saúde bucal do paciente faz parte da rotina hospitalar da unidade de saúde, e tem gerado resultados extremamente positivos. “Todos os dias, o cirurgião dentista vai, leito a leito, avaliar cada paciente, fazer parecer, prescrever, etc. Há um atendimento intensivo do paciente, enquanto ele estiver no ambiente de internação”, explica.

De acordo com David Pita, a presença do cirurgião dentista no ambiente hospitalar, em especial nas UTIs, é uma reivindicação antiga do Conselho Federal de Odontologia (CFO) que vem sendo defendida junto ao poder público e a rede privada de saúde pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).

“A gente tá numa luta já há algum tempo para implantar esse serviço, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede particular de saúde. E aqui na Unimed a gente teve uma grande receptividade”, afirma David Pita,
Segundo o coordenador de odontologia hospitalar da UTI da Unimed, a presença dos cirurgiões dentistas na UTI do Hospital Unimed Manaus apresentou, de imediato, um resultado positivo na recuperação dos pacientes internados. “A gente tem conseguido reduzir os dias de internação, consequentemente há uma maior rotatividade de leitos e, os pacientes que tendem a ter infecção por pneumonia são reduzidos. Se antigamente, a cada dez pacientes adquiria pneumonia, hoje a gente consegue reduzir a mais da metade”, revela.

Odontologia hospitalar

O atendimento odontológico dos pacientes internados na UTI do Hospital e Maternidade Unimed, envolve higiene bucal e intervenções maiores como remoção de focos infecciosos, restaurações provisórias, biópsia de lesões bucais e prevenção de traumas, principalmente em paciente intubados.

“Na UTI da Unimed Manaus, o paciente tem assistência de uma equipe multiprofissional formada por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, cirurgiões dentistas entre outros profissionais. Todos empenhados em reverter casos graves, reencaminhar para a enfermaria e dar continuidade ao tratamento. Unimos todos os nossos esforços através da implementação de assistência em saúde de excelência e boas práticas para tentar melhorar os problemas de saúde do paciente crítico”, afirma o presidente executivo da Unimed Manaus, Sérgio Ferreira.

A literatura científica mostra uma associação entre higiene bucal adequada e a redução na incidência de pneumonias, especialmente a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), importante causa de mortalidade.

Pular para o conteúdo