COVID-19DESTAQUESAÚDE

David Almeida anuncia vacinação contra a covid-19 em pessoas de 36 anos ou mais para este fim de semana

 De acordo com o chefe do Executivo municipal, a antecipação da nova etapa tem como objetivo atingir a marca de 1 milhão de doses de imunizantes aplicadas na capital do Amazonas

Em busca de acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, no início da noite desta sexta-feira, 18/6, que neste fim de semana a Campanha de Imunização, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá contemplar pessoas com 36 anos ou mais. Além disso, quatro pontos de vacinação vão funcionar com horário estendido até as 22h.

 De acordo com o chefe do Executivo municipal, a antecipação da nova etapa tem como objetivo atingir a marca de 1 milhão de doses aplicadas na capital do Amazonas.

 “Estamos ampliando a Campanha de Imunização para chegar, neste fim de semana, a 1 milhão de doses aplicadas. Além disso, ampliamos o funcionamento de quatro grandes pontos de vacinação, para facilitar o acesso da população que está saindo do trabalho. A vacinação é a arma que temos para vencer esse vírus e voltar à normalidade”, enfatizou Almeida.

 Postos com horários estendidos

 Os postos que tiveram o horário estendido são: Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte; Centro de Convenções Studio 5, localizado no Japiim, zona Sul; Clube do Trabalhador – Sesi, localizado no bairro Coroado, zona Leste; sambódromo, localizado no Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.

 Para a vacinação, é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto, e CPF. Quem vai se vacinar por faixa etária também precisa apresentar comprovante de residência (original e cópia) que ateste moradia em Manaus.

 Os outros grupos devem consultar a exigência de documentos específicos no site da Semsa. A lista pode ser acessada diretamente pelo link bit.ly/docsvacinacovid.

 Segunda dose

 Os que já estiverem no período de se vacinar com a segunda dose de CoronaVac ou AstraZeneca devem consultar o agendamento no Imuniza Manaus ou se dirigir diretamente aos postos, se tiverem perdido o prazo, levando documento de identidade e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. O período entre doses recomendado para a CoronaVac é de 28 dias e para a AstraZeneca, de 84 dias.

Pontos de vacinação

Vinte e oito pontos de vacinação, montados pela Prefeitura de Manaus, estarão abertos neste sábado, 19/6, para receber o público de 36 a 59 anos, em mais um dia de intensificação da campanha municipal de imunização contra a Covid-19. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que, com a ação, Manaus ultrapasse, neste dia, a marca de 1 milhão de doses aplicadas.

 Além dos sete pontos tradicionais, em operação desde o início da campanha, estarão funcionando entre as 9h e 17h, outras 21 unidades que, juntas, têm capacidade para atender 50 mil pessoas. São três grandes pontos estratégicos, cinco escolas e treze unidades de saúde distribuídas nas quatro zonas geográficas da cidade.

 Para o atendimento, serão mobilizadas 335 equipes, formadas por mais de duas mil pessoas, entre vacinadores, registradores, triadores e apoiadores, que estarão realizando desde a recepção dos usuários até a aplicação das doses. Além dos servidores da Semsa, a ação conta com a participação de membros de instituições parceiras, como Marinha, Exército e Aeronáutica. 

 “Somos referência para o país por termos uma campanha eficiente que, em cinco meses de trabalho, está chegando à marca de um milhão de doses, contando com a expertise e o empenho incansável dos coordenadores e vacinadores da Sesma. Nossa meta é continuar avançando e realizando grandes ações como essa, para acelerar a vacinação de toda a população maior de 18 anos, até o final de agosto. Se tivermos vacina disponível, chegaremos lá”, reafirmou o prefeito de Manaus, David Almeida, que nesta sexta-feira, 18/6, anunciou a ampliação da vacinação para as pessoas de 36 anos.

Chamado

 A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, destacou que a Semsa está preparada para receber o público neste sábado, com postos organizados e estrutura ampliada. Ela orienta que as pessoas que estão nas faixas etárias contempladas realizem o cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) e levem os documentos obrigatórios: identidade original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

 As unidades de saúde e escolas serão abertas às 8h e os demais pontos às 9h. A previsão de encerramento para todos os locais é para às 17h. A lista completa dos postos de vacinação, com os endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada no site da Semsa ou diretamente pelo link bit.ly/vacinacovid18jun.

 “Organizamos os pontos com muito cuidado e com muito carinho para receber o público e eu convido todos aqueles que têm mais de 37 anos a comparecer aos postos neste sábado e participar dessa grande festa em favor da vida. A vacina é nossa arma e cada dose representa a esperança de termos nosso cotidiano de volta”, disse Shádia, que também percorreu os pontos de vacinação na manhã desta sexta-feira.

 Outros públicos

 Além do público de 36 anos ou mais, a Semsa segue vacinando, neste sábado, 18, as pessoas de grupos prioritários anteriores, ainda não vacinadas com a primeira dose. Nestes grupos estão incluídos, por exemplo, os trabalhadores da educação, do transporte coletivo e caminhoneiros, que podem procurar um dos 28 pontos de vacinação abertos neste sábado. Quem for receber a segunda dose de AstraZeneca também pode ir a qualquer um desses locais.

 Gestantes e puérperas, PcDs, pais de PcDs e pessoas com comorbidades poderão ser vacinados em apenas três pontos: Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, Balneário do Sesc e Clube do Trabalhador-Sesi.

 Os que forem receber a segunda dose da vacina CoronaVac devem se dirigir somente ao ponto da Escola de Enfermagem de Manaus, localizada na rua Teresina, 495, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, que também é exclusivo para trabalhadores das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, com nomes em listas oficiais enviadas à Semsa.

 Os que forem receber a segunda dose devem consultar o agendamento no Imuniza Manaus ou se dirigir diretamente aos postos, se tiverem perdido o prazo, levando documento de identidade e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. O período entre doses recomendado para a CoronaVac é de 28 dias e para a AstraZeneca, de 84 dias.

 Filômetro

 Para facilitar a escolha por um dos postos, a Semsa criou o “filômetro”, ferramenta que possibilita a verificação do movimento em cada local, com atualizações a cada meia hora, permitindo que o usuário opte pelo de menor movimento e seja atendido com maior rapidez. O acesso ao serviço pode ser feito diretamente pelo link bit.ly/filometrovacina.

 Locais de vacinação

 Pontos tradicionais – das 9h às 17h

Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222- Crespo) – Ponto para pedestre e drive-thru

 Universidade Paulista – Unip (Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro) – Ponto para pedestre e drive-thru

 Balneário do Sesc/AM (Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto) – Ponto para pedestre e drive-thru

Estacionamento do supermercado Coema (Avenida Torquato Tapajós, 5.890, Novo Israel) – Ponto para pedestre e drive-thru

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandu, 119, Cidade Nova) – Somente ponto para pedestre

Clube do Trabalhador do Sesi/AM (Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1) – Ponto para pedestre e drive-thru

Centro de Convenções de Manaus – sambódromo (Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro) – Ponto para pedestre e drive-thru

Outros pontos estratégicos – das 9h às 17h

Studio 5 Shopping e Convenções (Avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial I) – Ponto para pedestre

Parque Municipal do Idoso (Rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças) – Ponto para pedestre

Shopping Phelippe Daou (Avenida Camapuã, 2.939, Cidade de Deus) – Ponto para pedestre

Unidades de saúde e escolas

 Lista completa disponível nas redes sociais da Semsa ou diretamente pelo link bit.ly/vacinacovid18jun

Pular para o conteúdo