DESTAQUEECONOMIASETOR PRIMÁRIO

Investimentos do governo estadual movimentam setor primário em São Gabriel da Cachoeira

No fim de semana, governador Wilson Lima inaugurou primeira feira de produtos regionais, entregou implementos agrícolas, kits para pesca e agricultura familiar e concedeu credito emergencial

O governador Wilson Lima esteve no sábado (24/4) em São Gabriel da Cachoeira, na região do Alto Rio Negro (a 850 quilômetros de Manaus) numa grande mobilização de órgãos estatais que executam a política de governo para o setor primário, levando uma série de benefícios aos piscicultores e agricultores familiares do município.

Durante a estada em São Gabriel, Wilson Lima inaugurou a primeira Feira de Produtos Regionais, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).  A ação vai auxiliar no escoamento de produção agrícola, gerando renda para o município e beneficiando diretamente cerca de 60 famílias de feirantes da região.

Os feirantes receberam apoio do Estado para a instalação da estrutura da Feira, incluindo quatro tendas, 100 coletes, 100 bonés, quatro faixas, 100 mesas, 100 cadeiras, quatro expositores de pescado, além de produtos agrícolas.

 “No total, estamos investindo R$ 81.814 em recursos na aquisição desses equipamentos. Assim, vamos auxiliar no escoamento da produção. Tenho um compromisso muito firme com o interior e o setor primário”, destacou o governador.

Durante o evento, o Governo do Amazonas, também realizou a entrega de um total de 5 toneladas de peixes das espécies tambaqui e jaraqui. A produção, oriunda de piscicultores do município de Manacapuru e região, beneficiará 1,4 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, credenciadas pelo Estado.

Também foi realizada a entrega de quatro aeradores para o piscicultor Raimundo Ribeiro Real, produtor na rodovia BR-307, Km 12, e também kits de equipamentos de apoio a pescadores ornamentais e pescadores artesanais, como parte do programa de apoio ao setor pesqueiro, executado por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas (Sepror).

 Ainda no município, Wilson Lima também fez a entrega de Cartões do Produtor Primário (CPPs), de kits da agricultura familiar e um caminhão-baú, além do repasse de fomento do Crédito Emergencial, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

“Nosso governo incentiva o setor pesqueiro. Essa prática tem uma importância significativa para a atividade econômica do nosso estado e todo mundo sabe do potencial que o Amazonas tem para a pesca”, disse o governador.

 Além da Sepror e da Afeam, as ações realizadas em São Gabriel da Cachoeira também têm o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Fotos: Herick Pereira/Secom

Pular para o conteúdo