SAÚDE

SES-AM participa de debate sobre atuação nas áreas de saúde e assistência social na BR-319

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) participou, de forma virtual, do projeto “Fortalecendo Governança e Transparência na Região da BR-319”, que tem o objetivo de debater as capacidades públicas de atuação nas áreas de saúde, assistência social e educação na perspectiva da pavimentação da rodovia federal BR-319.

Nesta primeira reunião, ficou estabelecido que as regiões que abrangem a BR-319 passam a ser monitoradas de imediato, também, pelo Programa Saúde Amazonas, que pretende reorganizar a estrutura de saúde na capital e interior, melhorando a oferta de serviços.

De acordo com a Secretária Executiva Adjunta de Políticas em Saúde (Seaps), Nayara Maksoud, o Programa Saúde Amazonas, traz as regiões que abrangem a BR-319 para dentro da reorganização da rede, por meio do ‘Saúde nas Calhas’ e também no fortalecimento da vigilância em saúde.

“Trazendo para dentro do Saúde Amazonas teremos a oportunidade de dar um olhar mais detalhado para região, passando pelo fluxo migratório diferenciado. Trata-se de um território vivo que se encontra em mudanças e é uma responsabilidade nossa, enquanto secretaria de Estado, colocá-lo na pauta e avançar nas discussões com as secretarias municipais de saúde e com a população desses municípios. Quando se trata de políticas sociais, a saúde não caminha sozinha. A FGV (Fundação Getúlio Vargas), através da sua pesquisa, fortalece o debate e a gente se integra à política de educação e à política de assistência social”, resumiu.

Conforme a estrutura do projeto, pelo menos três outros encontros serão realizados, cada um com um foco temático específico: políticas sociais, políticas ambientais e políticas ligadas às atividades econômicas. 

Saúde nas Calhas – O Programa Saúde Amazonas tem no escopo do seu projeto a descentralização dos serviços assistenciais à população do interior, estruturando as unidades de saúde fora de Manaus e a atuação na regionalização de cinco polos (Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé), com a implantação do Saúde nas Calhas.

Participação – Realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Ministério Público Federal (MPF), a reunião contou com a participação do secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo e da Secretária Seaps, Nayara Maksoud; do prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, de secretários municipais de Humaitá e Manicoré, além de lideranças sociais desses municípios e também do município do Careiro Castanho. 

A FGV teve como representante a coordenadora do projeto da BR-319, Ana Coelho e do MPF, o procurador Rafael Rocha.

Pular para o conteúdo