SAÚDE

Com redução na demanda de atendimentos por covid-19, unidades preferenciais retomam serviços de atenção básica na segunda-feira

Os horários de funcionamento voltarão a ser os habituais, sendo a clínica da família Carmen Nicolau, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h

A partir da próxima segunda-feira (29/03), as unidades preferenciais da Prefeitura de Manaus para casos suspeitos de Covid-19 retomarão a oferta de serviços de atenção primária, para os usuários da rede municipal de saúde. Também haverá mudança nos dias e horários de atendimento. Aos domingos, apenas a clínica da família Carmen Nicolau estará aberta, das 8h às 18h. A reorganização do processo de trabalho nesses pontos considerou a manutenção da tendência de queda no registro de produção diária em cada unidade, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“O cenário epidemiológico da Covid-19 em Manaus vem apresentando uma tendência de achatamento da curva, que pode ser observada na redução dos números de atendimentos nas unidades básicas de saúde preferenciais, para os usuários com sinais e sintomas compatíveis com a doença. Outro fator que confirma essa tendência é a redução do número de notificações de casos, a CID, e a redução da taxa de ocupação de leitos hospitalares, UTI e clínicos. Com base nisso, o prefeito David Almeida orientou que voltássemos a fazer o atendimento geral da Atenção Básica nesses locais”, destaca a secretária interina da Semsa, Aline Rosa Martins.

Dados do Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar) da Semsa apontam que, em janeiro, 103.789 usuários passaram por essas unidades para consultas médicas ou de enfermagem. Em fevereiro, houve uma redução de 24,38% na procura por serviços, caindo para 78.492 pessoas. Até o dia 23 de março, foram realizados 52.274 atendimentos médicos e de enfermagem nas unidades preferenciais.

De acordo com o reordenamento, as UBS preferenciais para Covid-19, passarão a atender todas as demandas da Atenção Primária à Saúde, que haviam sido temporariamente suspensas em virtude do cenário epidemiológico da pandemia por SARS COV-2. A agenda de atendimento será 50% para a demanda espontânea e 50% para a programada.

Os horários de funcionamento voltarão a ser os habituais, sendo a clínica da família Carmen Nicolau, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. As dez Unidades Básicas de Saúde UBSs) de horário estendido voltarão a atender, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 12h. As outras sete UBSs terão funcionamento das 7h às 19h. As três UBSs Móveis não terão alteração no funcionamento, permanecendo em atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.    

As UBSs não preferenciais para atendimento a Covid-19 restabelecerão o processo de trabalho de acordo com carteira de serviço, observando a agenda de atendimento de 60% de demanda programada e 40% espontânea, e fluxos diferenciados para os usuários com sinais e sintomas de síndrome gripal.

Pular para o conteúdo