CIDADANIA

Ouvidoria Municipal do SUS registra aumento de manifestações relacionadas à covid-19

As solicitações podem ser encaminhadas pelo site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br/), no link Ouvidoria Municipal do SUS

A Ouvidoria Municipal do SUS, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu de janeiro a 22 de março deste ano, 697 manifestações, das quais 447 relacionadas à Covid-19. Criada para aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, a Ouvidoria tem se revelado um importante canal de comunicação por onde a população pode esclarecer dúvidas, pedir orientações e fazer críticas com o objetivo de aprimorar a gestão do SUS em Manaus.

A secretária interina da Semsa, Aline Rosa Martins, avalia que o trabalho da Ouvidoria frente à crise sanitária causada pelo novo coronavírus é muito importante para melhorar os serviços de saúde para a população. “A Ouvidoria ocupa um espaço estratégico entre o cidadão, beneficiário dos serviços de saúde do SUS, e a gestão, responsável pela qualidade desses atendimentos, e o prefeito David Almeida orienta que essa escuta seja intensificada, para garantir melhorias no atendimento aos usuários”, reforçou.

Manifestações

O processo de vacinação contra a Covid-19 estimulou 320 manifestações na Ouvidoria, por meio do Sistema OuvidorSUS, do Ministério da Saúde. Por exigirem um conhecimento aprofundado, essas questões foram encaminhadas às áreas técnicas da Semsa. “Uma dúvida frequente estava relacionada aos idosos com comorbidades, quando um indivíduo apresenta duas ou mais doenças, como hipertensão e diabetes, por exemplo. Desde o entendimento do que seja essa condição até a orientação sobre como proceder ao apresentar essas patologias, as dúvidas foram bem presentes nos relatos”, assinalou a ouvidora municipal do SUS, Maísa Rocha.

Orientações simples para pessoas dos grupos de risco sobre o local dos postos de vacinação da Semsa, seus horários de funcionamento, faixa etária correspondente ao cronograma e relacionadas à primeira e à segunda dose das vacinas, também foram frequentes nos canais do serviço, totalizando 127 chamadas. “Essas demandas não exigem consulta à equipe técnica, porque são dúvidas que já podemos esclarecer de forma rápida”, completou Maísa Rocha.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o WhatsApp 98842-6803, o telefone: 0800-092-1603 e os e-mails: semsa.manaus.am.gov.br/faleconosco e ouvidoria.sus@pmm.am.gov.br para facilitar o acesso à Ouvidoria Municipal do SUS. As solicitações podem ser encaminhadas pelo site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br/), no link Ouvidoria Municipal do SUS.

O atendimento pode ser realizado também de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na avenida Maceió, 160, bairro Adrianópolis, zona Centro-sul.

Pular para o conteúdo