CIDADANIADESTAQUEEDUCAÇÃO

Professoras e servidoras da Ufam montam chapa para disputar eleição à reitoria da instituição

Anunciada no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, a chapa Inov@Ufam traz proposta de reconstrução e ampliação do prestígio da instituição de ensino, pesquisa e extensão

No dia 11 de fevereiro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), como Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, um grupo de professores e servidores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) anunciou à comunidade universitária organização da chapa Inov@Ufam, para disputar a eleição para direção da Ufam, composta por duas mulheres, para reitora, a professora doutora Andrea Waichman e para vice-reitora, a professora doutora Margarida Carmo.

Professora Doutora Andrea Waichman, candidata a Reitora da Ufam

As candidatas representam um grupo de professores, servidores e alunos que estão enfrentando com determinação este momento difícil da instituição. A chapa se propõe a reconstruir e, mais que isso, ampliar o prestígio e a qualidade que se espera de nossa Ufam.

Em um comunicado à comunidade universitária, os integrantes da chapa Inov@Ufam afirmam “ter certeza de que nossa missão é a de realizar, dia após dia, o sonho que temos embalado, desde ainda jovens, para esta Instituição de ensino superior”.

Na mensagem, alertam para “a urgência de salvaguardar este patrimônio, que não é apenas nosso, da comunidade universitária, mas de toda a sociedade amazonense, que, direta ou indiretamente, se beneficia dos conhecimentos que construímos e dos serviços que prestamos”.

Renovação

Os professores integrantes da chapa Inov@Ufam afirmam ainda que “podemos ser o futuro da Ufam e não espectadores frente ao desejo evidente da comunidade por renovação, há de se contar com criatividade, inovação e cooperação de todos para superarmos a crise e os grandes desafios que se apresentam e, assim, caminharmos juntos na construção de uma Universidade Federal do Amazonas inovadora, sustentável e participativa”.

Ao propor uma reflexão para a comunidade universitária, a chapa Inov@Ufam afirma ser urgente elaborar estratégias para recuperar a credibilidade da UFAM e fortalecer o sentimento de orgulho e de autoestima, reagindo ao quadro crítico que atualmente vislumbramos, despertando com a Chapa 55 Inov@Ufam.

Candidatas

Andrea Waichman, é professora titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Foi Diretora de Pós Capacitação do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, diretora da Pós-Graduação da Ufam, Diretora Técnico Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e Diretora de Gestão de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica da Ufam. Na pesquisa atua na área de ecotoxicologia e avaliação de risco ambientais e humanos em regiões tropicais, com ênfase em agrotóxicos e de avaliação de Impactos ambientais.

Margarida Carmo é doutora em Química, professora Associada do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET-UFAM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Itacoatiara. Como pesquisadora tem experiência na área de Química, com ênfase nas subáreas de Físico-Química e Química Analítica. Margarida já atuou também na administração, como coordenadora acadêmica e coordenação de curso.

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Em 2016, a ONU criou o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência para ser comemorado no dia 11 de fevereiro. a data tem o objetivo de honrar nomes como Marie Curie, Rosalind Franklin e Nettie Stevens, e inspirar e engajar outras meninas a seguirem na área.

Pular para o conteúdo