POLÍTICA

Vereadores definem blocos partidários e elegem nomes para comandar 21 comissões técnicas

Cada comissão é formada por sete membros titulares e cinco suplentes, com cada vereador podendo integrar até seis comissões e ser presidente de duas.

Os vereadores definiram nesta quarta-feira (10/02), os presidentes, vices, membros e suplentes das 21 comissões técnicas da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para o biênio 2021-2022.  Esses colegiados são responsáveis por analisar e discutir temas variados como saúde, transportes, educação, obras públicas, finanças, bem como darem parecer aos projetos de lei apresentados pelos parlamentares e executivo municipal.

Cada comissão é formada por sete membros titulares e cinco suplentes, com cada vereador podendo integrar até seis comissões e ser presidente de duas. Apenas o presidente da CMM, David Reis (Avante) e o vice Wallace Oliveira (Pros), não ocupam cargo em nenhuma comissão, apenas a primeira, que é a Mesa Diretora.

Dentre as comissões mais importantes da Casa Legislativa está a de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que é a porta de entrada de todos os projetos. É ela a responsável por analisar a parte legal dos projetos apresentados, e será dirigida pelo vereador Joelson Silva (Patriotas), que já esteve por dois anos a frente da comissão. “Temos um compromisso com a cidade, e nosso objetivo é analisar obrigatoriamente a constitucionalidade e o texto da redação de cada projeto, e vamos seguir com essa missão buscando sempre o melhor para Manaus”, afirmou o parlamentar.

Outra comissão importante da Câmara é a de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), e será presidida por Lisandro Breval (Avante). Vereador de primeiro mandato, ele agradeceu a confiança dos demais parlamentares e afirmou que este será um grande desafio. “É com muita responsabilidade que assumo esse papel, é uma das comissões mais importantes e nesse período de pandemia ela vai ser bastante requisitada, espero dar o melhor e juntos com os demais membros analisar todas as propostas com bastante atenção”.

Por conta da pandemia ocasionada pela Covid-19, uma das comissões mais acionadas será a de saúde, que terá a frente um vereador da área da saúde, o odontologista Doutor Daniel Vasconcelos (PSC) que adiantou como será seu trabalho. “É preciso ter um conhecimento sobre a comissão que você assume, e essa é minha especialidade, a saúde coletiva, e nós estaremos fiscalizando e discutindo melhorias para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Vivemos uma crise sanitária enorme e isso merece uma visão de pessoas que conhecem do assunto para podermos colaborar com ideias para minimizar os impactos causados pelo novo coronavírus”, detalhou.

Confira abaixo a composição das 21 Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Manaus.

Lista-Comissão-10.2-.pdf

Pular para o conteúdo