COVID-19DESTAQUE

David Almeida diz que não houve desvio de vacinas e afirma que Ministério da Saúde decidirá grupo prioritário

Das 40.000 vacinas recebidas pela prefeitura na capital, 19.250 foram destinadas para profissionais de saúde, tanto estado quanto município, 400 foram para asilos e 386 para indígenas aldeados, que totaliza 20.036

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou na tarde desta quinta-feira (21/01) durante coletiva realizada no auditório da Prefeitura de Manaus, que não houve desvio da vacina CoronaVac recebida no último dia 18 de janeiro e afirmou que quem irá determinar o grupo prioritário para ser vacinado contra a covid-19 na capital é o Ministério da Saúde.  A previsão é que a vacinação seja retomada nesta sexta-feira (22/01). Somente profissionais que atuam no Samu seguem recebendo o imunizante.

A vacinação foi suspensa nesta quinta sobre suspeita de irregularidades na aplicação da vacina, com a fila de grupos prioritários sendo “furada”. O prefeito explicou que a capital recebeu 40.072 vacinas, mas o prevista era receber 80 mil doses.

Das 40.000 vacinas recebidas pela prefeitura na capital, 19.250 foram destinadas para profissionais de saúde, tanto estado quanto município, 400 foram para asilos e 386 para indígenas aldeados, que totaliza 20.036.

Segundo o prefeito, a lista com os nomes das pessoas que já receberam a vacina já está disponível para os órgãos de controle. “Quem determina as unidades de saúde prioritárias para a vacinação é o Ministério da Saúde. Das 40.072 doses da CoronaVac que recebemos, 19.250 ficaram para vacinar os profissionais de saúde, 400 para asilos e 353 para indígenas, já incluindo as duas doses necessárias para cada imunização. As vacinas foram contadas uma a uma, no dia em que chegaram. Entendemos que havia necessidade de mais doses. Somente profissionais da saúde que atuam pela prefeitura são 12.500 e nesta primeira fase só poderemos imunizar 1.577, ou seja um total de 8% das doses destinadas aos profissionais que atuam na linha de frente”, explicou o prefeito.

Os agentes funerários e coveiros também foram citados por David na coletiva com um pedido para que eles sejam incluídos no grupo prioritário que deve ser encaminhado à Justiça. “Já chega de se despedir dos nossos queridos. Vamos esquecer a política, esse é o momento de salvar vidas”, concluiu o prefeito. 

David também mostrou preocupação com a possibilidade de uma terceira onda da covid-19. “Nós precisamos ficar mais tempo confinados porque já existe sim a possibilidade de uma terceira onda, mais devastadora”, disse o prefeito.

O prefeito completou, dizendo que a informação não é oficial, mas que alguns cientistas já falam sobre isso: “É oficial? não. Mas se você olhar o que acontece nos países da Europa, é o que vai acontecer aqui, é o que alguns cientistas propagam”, completou.

O prefeito disse que já pediu apoio para a cidade ao Ministério da Saúde, para tentar controlar o avanço da doença em caso de terceira onda.

Pular para o conteúdo