ECONOMIA

Vendas do comércio caíram 1,2% em novembro. Mas, acumulam crescimento em todo ano de 2020

Na comparação com novembro de 2019, o comércio amazonense cresceu 9,6%. Com isso, o acumulado de crescimento do ano 2020 está em 7,1%. 

As vendas do comércio varejista do Amazonas caíram 1,2% em novembro, após apresentar taxa positiva em outubro. O resultado divulgado nesta sexta-feira (15/01), pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da desaceleração. Na comparação com novembro de 2019, o comércio amazonense cresceu 9,6%. Com isso, o acumulado de crescimento do ano 2020 está em 7,1%.

Até novembro, o comércio local manteve bom desempenho em relação aos outros estados do país, colocando o Amazonas nas primeiras posições. Tanto no comércio varejista normal, quanto no comércio ampliado que leva em conta as vendas de veículos, peças e materiais de construção.
                                                    
A variação percentual, que compara o volume de vendas do mês atual com o volume do mês anterior, de -1,2% obtida no mês de novembro, posicionou o comércio varejista do Estado do Amazonas na posição intermediária entre as outras unidades da federação. Os piores desempenhos foram os do Paraíba, com -3,5%, Amapá, com -2,7% e Paraná, com -1,9%. E os melhores desempenhos, foram os do Acre, com 7,8%, Rondônia, com 7,2% e Rio de Janeiro, com 4,2%.                       

A variação percentual, que compara a receita nominal do mês atual com a receita do mês anterior, de -0,4%, obtida em novembro 2020, colocou o comércio varejista do Amazonas na posição intermediária entre as outras unidades da federação. Os piores desempenhos foram os do Amapá, com -2,7%, Paraíba, com -2,3% e Tocantins, com -1,6%. E os melhores desempenhos foram os do Rondônia, com 8%, Acre, com 6,0% e Pará, com 5,5%.         

Comércio ampliado                                                        

De acordo com a pesquisa, Comércio Ampliado é o comércio normal, mais a comercialização de automóveis, peças e material de construção. Em 11/20, o volume de vendas do comércio varejista ampliado amazonense foi de 0,6%, frente a 10/20 na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o comércio varejista ampliado no Amazonas alcançou 12,5%. No acumulado do ano, o setor apresentou 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado dos últimos doze meses, o indicador alcançou 6,7%.                                                                                                                          
A variação percentual acumulada no ano, que compara o volume de vendas do comércio ampliado, do período atual, com o mesmo período do ano anterior, de 6,9%, obtida no mês de novembro, posicionou o comércio varejista do Amazonas na terceira posição entre as demais unidades da federação. Os piores desempenhos foram os do Bahia, com -8,3%, Ceará, com -6,0% e Distrito Federal, com -5,7%. E os melhores desempenhos, os do Pará, com 8,0%, Tocantins, com 7,5% e Amazonas, com 6,9%.                                                                  

Em novembro, o volume de vendas do comércio varejista ampliado amazonense foi de 1,1%, frente a outubro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o comércio varejista ampliado no Amazonas apresentou 20,5%. No acumulado do ano, o setor apresentou a taxa de 12,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado dos últimos doze meses, o indicador alcançou 12,0%.

Pular para o conteúdo