COVID-19DESTAQUESAÚDE

Enquanto pacientes são transferidos para outros estados, chega a Manaus carga de oxigênio vinda de SP

Doentes começaram a ser levados para estados do Nordeste e Distrito Federal, logo ao amanhecer, enquanto uma carga de oxigênio era descarregada no aeroporto Eduardo Gomes, vinda de SP

Transferência de pacientes e chegada de cilindros de oxigênio vinda de São Paulo marcaram o amanhecer desta sexta-feira (15/1) em Manaus. Desde às 6h da manhã já estava em curso a operação de transferência de 235 pacientes, que seguirão em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para estados do Nordeste eDistrito Federal.

O primeiro voo saiu por volta das 7h da manhã, levando a bordo nove pacientes para um hospital universitário na cidade de Teresina, capital do Piauí. A próxima aeronave a decolar vai levar a bordo outros 15 pacientes que serão recebidos em hospitais de São Luiz, capital do Maranhão. Os demais pacientes serão transferidos para hospitais da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Na madruga, aeronaves também da Aeronáutica, desembarcaram 6 mil litros de oxigênio líquido da empresa White Martins, fornecedora do governo do Estado. A carga, que veio de São Paulo, veio em seis isotanques de mil litros e já está sendo distribuída nos hospitais da rede estadual pela manhã.

Além da quantidade desta madrugada, outros 200 cilindros chegaram na terça-feira (12/01) e uma remessa de 150 cilindros foi entregue na última quarta-feira (13/01). Outros 25 mil metros cúbicos em isotanques também estão na programação de voos desta semana da FAB, partindo do aeroporto de Guarulhos. No total serão trazidos para o Amazonas 22 mil metros cúbicos de oxigênio.

Apreensões e solidariedade

Na quinta-feira, duas operações das Forças de Segurança do Estado apreenderam cilindros de oxigênio que foram distribuídos às unidades. Em uma delas foram apreendidos 26 cilindros carregados de oxigênio e sete vazios. As cápsulas foram distribuídas para quatro unidades de saúde da rede estadual – Hospital Beneficente Português, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), SPA do São Raimundo e SPA do Coroado.

Numa segunda operação, à noite, foram apreendidos 45 cilindros, 28 deles carregados e 17 vazios. O material estava em uma embarcação no Porto de São Raimundo. As cápsulas foram distribuídas em sete unidades.

Várias ações solidárias foram desencadeadas para ajudar os manauaras a enfrentar a crise da falta de oxigênio na rede hospitalar. Uma dessas ações ganhou repercussão internacional, SOS AM, encabeçada por seis entidades da sociedade civil organizada, que vem recebendo apoio de artistas e personalidades nacionais. Além de adquirir cilindros de oxigênio, também arrecadam alimentos e insumos para doação à pacientes e profissionais de saúde.

Pular para o conteúdo