COVID-19DESTAQUESAÚDE

Japão registra nova variante do coronavírus em pessoas que estiveram do Amazonas

Nesta segunda-feira (11/1), o Ministério da Saúde vai se reunir com o governo do Amazonas para apresentar ações de reforço ao plano de contingência para enfrentamento da doença no estado

O Ministério da Saúde do Japão anunciou neste domingo (10/1) que uma nova variante do coronavírus foi detectada em quatro viajantes que estiveram no Amazonas em dezembro. A nova cepa do vírus foi identificada nas últimas semanas em países do Reino Unido.

Os pacientes são um homem na faixa dos 40 anos que apresentou problemas respiratórios, uma mulher de cerca de 30 anos que relatou ter dor de cabeça e garganta e duas adolescentes. Uma delas teve febre e a outra está assintomática.

A menos de 200 dias dos Jogos Olímpicos, o Japão declarou estado de emergência em Tóquio e outras cidades da região metropolitana. Já o Amazonas vive desde a semana passada a fase roxa da doença. O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), decretou estado de emergência na cidade. O governo estadual também decretou estado de calamidade pública pelos próximos seis meses.

Nesta segunda-feira (11/1, o Ministério da Saúde vai apresentar ações de reforço ao plano de contingência para enfrentamento da doença no estado do Amazonas.

O Ministério da Saúde emitiu uma nota dizendo que “não há, no entanto, nenhuma evidência científica que aponte impacto na efetividade do diagnóstico laboratorial ou das vacinas em estudo atualmente contra a covid-19”.

A pasta recomenda ainda, que as autoridades estaduais, municipais e Distrito Federal “continuem a fortalecer as atividades de controle e investigação do coronavírus a fim de rastrear contatos em todos os casos da doença, e a ampliar o sequenciamento de rotina do vírus para identificação, tão cedo quanto possível, de novas variantes em circulação no país. O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), segue monitorando o caso”.

Integra da Nota do MS

O Ministério da Saúde informa que no último sábado (09/01), foi notificado, por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs), sobre a identificação pelo Ministério da Saúde do Japão de uma nova cepa variante do vírus SARS-CoV-2 em quatro viajantes que chegaram a Tóquio vindos do Brasil.

Os passageiros desembarcaram na capital japonesa no último dia 02 de janeiro, após uma temporada no Amazonas, desenvolveram sintomas leves e cumprem quarentena no aeroporto de Tóquio.

Segundo informações fornecidas ao Ministério da Saúde pelas autoridades sanitárias japonesas, a nova variante possui 12 mutações, sendo que uma delas é a mesma encontrada em variantes já identificadas no Reino Unido e na África do Sul, o que implica em maior potencial de transmissão do vírus.

Não há, no entanto, nenhuma evidência científica que aponte impacto na efetividade do diagnóstico laboratorial ou das vacinas em estudo atualmente contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde reforça que já tomou as devidas medidas de precaução, tais como comunicação de alerta para toda a rede Cievs do país; solicitação ao Ministério da Saúde do Japão de informação sobre a nacionalidade dos viajantes e locais de deslocamento no Brasil para rastreamento de potenciais contatos; e orientação, por meio de nota técnica, do diagnóstico molecular de variantes do SARS-CoV-2 à rede de saúde. O Instituto Evandro Chagas está preparado para o recebimento de amostras para sequenciamento da variante.

A pasta recomenda, ainda, que as autoridades estaduais, municipais e Distrito Federal continuem a fortalecer as atividades de controle e investigação do coronavírus a fim de rastrear contatos em todos os casos da doença, e a ampliar o sequenciamento de rotina do vírus para identificação, tão cedo quanto possível, de novas variantes em circulação no país. O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), segue monitorando o caso.

Pular para o conteúdo