CIDADANIA

Fiocruz abre inscrições para curso voltado a profissionais que atuam na assistência das populações indígenas

Indígenas, profissionais ligados à saúde, à educação, sistemas de proteção social (conselheiros tutelares, professores) e à assistência social são o público-alvo da formação.

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) iniciou inscrições para o Curso “Bem-Viver: Saúde Mental Indígena”, que atuará na formação de profissionais que estão diretamente envolvidos na assistência das populações indígenas. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (04/01) e irão até o dia 18 de fevereiro de 2021.

A ação faz parte do projeto “Juntos contra a COVID-19 e na proteção de crianças e adolescentes indígenas na Amazônia Brasileira”, do qual fazem parte, além da Fiocruz, o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Acesse: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/bemviversaudeindigena

O Curso de formação é completamente virtual e terá cinco módulos, abrangendo aspectos relacionados à saúde mental e fatores psicossociais que já eram enfrentados pelas populações, mas que se intensificaram no período da COVID-19. O conteúdo poderá ser acessado a partir de 15 de janeiro via plataforma EAD da Fiocruz. A interação entre alunos e professores acontecerá por meio da rede social WhatsApp.

Indígenas, profissionais ligados à saúde, à educação, sistemas de proteção social (conselheiros tutelares, professores) e à assistência social são o público-alvo da formação. A ideia é construir uma rede de apoio psicossocial que possa atingir mil pessoas, pelo menos.

Resumo do conteúdo programático:

Contexto da COVID-19 e populações indígenas. Bem viver e saúde mental indígena. Autoatenção e estratégias comunitárias. Pertencimento e identidade. A criança, o jovem e os idosos nas populações indígenas. Proteção, cuidados e tradições orais. Estratégias SMAPS no cuidado indígena. Descolonizando o conceito de violência. Direitos Humanos e Violência contra indígenas. Mulheres indígenas e os Estudos de Gênero. O consumo de bebidas alcoólicas na população indígena. Fatores de risco para suicídio em populações indígenas. Ações de prevenção e intervenção e pósvenção em equipes de saúde/educação. Estratégias de cuidado e luto.

Serviço:

O quê: Curso “Bem-Viver: Saúde Mental Indígena”

Período de inscrições: 04/01 à 18/02/2021.

Início do curso: 15/01/2021.

Onde: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/bemviversaudeindigena

Pular para o conteúdo