DESTAQUESAÚDE

Em reunião com o TCE, governador garante que o Estado está se preparando para vacinação contra Covid

Wilson Lima detalhou o plano estadual de Enfrentamento à Covid-19 aos conselheiros da Corte de Contas e também as tratativas para aquisição e distribuição das vacinas contra novo coronavírus

O governo do Amazonas já está adquirindo agulhas e ampolas, insumos necessários para vacinação da população do Estado contra o novo coronavírus e está alinhado com o governo federal para a obtenção imediata da vacina até o final de janeiro. E, caso o governo federal não avance nas tratativas para a obtenção das vacinas, o Estado vai comprar o produto, uma vez que há recursos – R$ 150 milhões – reservados para esse fim. 

A informação foi repassada pelo governador Wilson Lima ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Mario de Mello e demais conselheiros, durante  reunião com o colegiado da  Corte de Contas.

Acompanhado do secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo e da diretora-presidente da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, o governador antecipou detalhes do planejamento que está sendo executado pelo Estado para vacinação da população amazonense contra o novo coronavírus e traçou um panorama do trabalho de enfretamento à covid-19 que vem sendo desenvolvido na rede estadual de saúde.

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, acrescentou que câmaras frigoríficas serão locadas para acondicionar as vacinas, que serão distribuídas aos amazonenses. Segundo ela, a expectativa da FVS e da Secretaria de Estado da Saúde é iniciar a vacinação na população no final de janeiro ou primeira quinzena de fevereiro, iniciando pelo grupo de risco e profissionais de saúde.

“A reunião foi muito produtiva. Apresentamos nossas tratativas junto ao governo federal, como a previsão de chegada de doses da vacina contra Covid-19, e também o planejamento que estamos fazendo com a aquisição de insumos, como seringas, a preparação da rede de frio, para conservar as doses”, avaliou o governador. 

Wilson Lima destacou ainda que esse alinhamento com o TCE vai permitir que o governo do Estado possa avançar em algumas ações. “Necessitamos dessa avaliação dos conselheiros para fazer os investimentos e prestar o atendimento, tanto da vacina quanto desse momento de ampliação da nossa rede de assistência”, completou.

O presidente do TCE, ressaltou a importância da condução dos trabalhos pelo governo do Estado a questão da transparência de informações e o comprometimento com as melhorias na estrutura da rede de saúde.

“Foi uma reunião extremamente esclarecedora, saímos convencidos de que o trabalho está sendo desenvolvido. O Tribunal de Contas veio oferecer o braço para que o Estado do Amazonas venha sofrer menos com a pandemia que estamos vivendo. Saímos convencidos, não só eu como presidente, mas o conselho inteiro que estava presente. Saímos esclarecidos, na certeza de estamos trilhando e procurando o caminho certo”, disse o presidente do TCE.

Após o conselheiro Érico Desterro tratar sobre as demandas enviadas à Ouvidoria do TCE e falar da preocupação com o aumento de caso de Covid no Estado, o conselheiro-presidente Mario de Mello colocou o TCE, com todos os seus técnicos, à disposição do governo do Estado para colaborar com a execução do planejamento de vacinação e combate à Covid. 

“Iremos acompanhar todo o trabalho. Como órgão de controle e membro-titular da Rede de Controle do Amazonas, o TCE irá colaborar naquilo que for possível, dentro da legalidade, para que o Estado afaste, de uma vez por todas, essa doença que tem abatido e preocupado a população”, afirmou o presidente do TCE-AM.

Além do presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello, e do ouvidor-geral do Tribunal, Érico Desterro, participaram do encontro a relatora das contas da Secretaria de Estado da Saúde, conselheira Yara Lins dos Santos, e o procurador-geral de Contas, João Barroso. 

Pular para o conteúdo