DESTAQUEPOLÍTICA

Prefeito eleito, David Almeida anuncia novos secretários municipais e a criação da Secretaria Municipal de Defesa Social

A nova secretaria irá reunir Guarda Municipal, Defesa Civil, Casa Militar e outros órgãos ligados a pasta de Segurança Pública

Durante coletiva realizada na manhã desta terça-feira (22/12), David Almeida, anunciou mais oito nomes que irão compor o secretariado municipal. O prefeito eleito, também informou que logo na primeira semana de seu mandato, enviará a Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei criando a Secretaria Municipal de Defesa Social. A nova estrutura, vai reunir Guarda Municipal, Defesa Civil, Casa Militar e outros órgãos ligados a pasta de Segurança Pública.

Uma parceria com o Governo Federal já garantiu a aquisição de dez viatura para equipar a Guarda Municipal. Mesmo disposto a reestruturar a área de atuação da Guarda, David Almeida descartou que o órgão vai exercer papel de polícia.

Novos secretários

O primeiro nome anunciado foi do advogado e Auditor de Controle Externo do TCE-AM, Ebenzer Albuquerque Júnior, que assunto a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Para a Secretaria Municipal de Saúde (Sema), o nome indicado foi Shádia Hussami Hauache Frase, economista e médica especialista em Medicina da Família e Comunidade, além de diretora financeira no Instituto Médico de Clínica e Pediatria do Estado do Amazonas.

O Engenheiro Agrônomo e Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM, Antônio Ademir Stroski, assume a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio também já foi ex-secretário de Estado de Meio Ambiente.

A chefia da Comissão Municipal de Licitação (CML), fica a cargo de Victor Fabian Soares Cipriano, Procurador do Estado do Amazonas e atual subprocurador-Geral do Estado e ex-presidente da Comissão Geral de Licitação do Governo do Amazonas.

O titular do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), será Paulo Henrique Martins, Engenheiro Eletricista, ele atuou como diretor de Engenharia da EMTU, diretor de Transporte e de Trânsito do IMTT, diretor de Transporte da SMTU e também foi diretor do Manaustrans.

O administrador e ex-deputado estadual, João Mendes Fonseca Júnior (Janjão), foi nomeado para a Secretaria Extraordinária. Ele é formado pela UFAM, ex-secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer e ex-presidente da Junta Comercial do Amazonas (Jucea).

O vereador por dois mandatos, Alonso Oliveira, ficará à frente da Manauscult. Ele é ex-superintendente da SNPH, advogado trabalhista com extensa atuação com famílias carentes, principalmente na zona sul de Manaus.

Anunciados anteriormente

Além da lista dos divulgados nesta terça-feira, David já havia confirmado outros nomes.

Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Luiz Gonzaga, auditor fiscal de tributos estaduais da Sefaz-AM.

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, vice-prefeito eleito de Manaus.

Casa Civil, Tadeu de Souza Silva, advogado procurador do Estado.

Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Frota Magalhães, Primeiro Secretário Estadual do Avante e ex- permissionário da feira Manaus Moderna.

Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis, ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado.

Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Gomes de Oliveira Júnior, ex-secretário adjunto da Casa Civil e ex-secretário de Projetos Especiais do Governo.

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Emerson Quaresma, Jornalista.

Pular para o conteúdo