DESTAQUEELEIÇÕES 2020

Aglomerações de eleitores em Flores e na Cidade Nova contrariam normas de combate à Covid-19

Aglomerações na entrada de escolas e desrespeito ao distanciamento para proteção contra o Covid-19 aconteceram em vários colégios eleitorais de Manaus, especialmente na zona Norte

Aglomerações na entrada de escolas e desrespeito ao distanciamento para proteção contra o Covid-19 aconteceram em vários colégios eleitorais de Manaus, especialmente na Zona Norte. Em algumas escolas como na municipal Francisca Pereira de Araújo, na Rua Padre Monteiro de Noronha, Flores, e Marcantônio Vilaça, na Max Teixeira, Cidade Nova, os eleitores ignoraram as normas sanitárias de distanciamento.

Em entrevista coletiva, o diretor geral do Tribunal Regional Eleitora do Amazonas (TRE-AM) Ruy Melo, justificou em parte as aglomerações na área externa de alguns colégios eleitorais pela quantidade grande de eleitores que compareceram no mesmo horário. Mas assegurou ter reforçado aos fiscais a orientação para que dentro das seções não houvesse grande número de pessoas.

Na Escola Municipal Francisca Pereira de Araújo, na Rua Padre Monteiro de Noronha, Flores, a aglomeração foi intensa em vários momentos da votação pela manhã. Havia filas sem qualquer orientação quanto ao distanciamento tanto para entrar na escola quanto nas seções internas.

Com oito seções eleitorais, cada uma com cerca de 200 eleitores, era difícil manter o distanciamento necessário, já que muitos foram votar no período da manhã. Mesmo com a presença dos fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TER-AM), o problema ocorria. A coordenação informou orientar as pessoas, mas diante da quantidade de eleitores, havia dificuldades em evitar as aglomerações em alguns períodos.

Na Escola Marcantônio Vilaça, na Max Teixeira, Cidade Nova, Zona Norte, também havia filas externas e internas, por volta das 11h30. “Eu sei que é um risco, mas vim logo e fiquei porque não tenho tempo de voltar à tarde”, explicou a dona de casa Maria do Socorro Freitas, 56, que votou naquele colégio.

Pular para o conteúdo