ECONOMIA

Codese realiza workshop em parceria com a Suframa

Evento discutiu sobre os avanços e melhorias do ecossistema de inovação manauara

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese), em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), realizou na última sexta-feira (16/10), o Workshop Virtual ‘Ecossistema de Inovação Manauara’, onde foram tratadas questões de desenvolvimento tecnológico e inovação para o mercado.

Entre os assuntos discutidos no workshop transmitido pelo aplicativo zoom, estiveram temas como a adequação da Lei de Inovação do Estado do Amazonas ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com a Coordenadora da Câmara de Tecnologia do CODESE, professora Daniella Bezerra, essa modernização do instrumento legal permitirá maior interação e cooperação entre as instituições de pesquisas e as empresas privadas, contribuindo para que os resultados de pesquisa se transformem em benefícios econômicos e sociais para a população.

“O Amazonas foi o primeiro estado a ter uma legislação própria de incentivos à inovação no ambiente produtivo com a Lei Estadual nº 3.095 de 2006. Com o aperfeiçoamento do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, precisamos avançar e adequar a nossa Lei Estadual, evitando assim descompassos”, afirma Bezerra.

Além dessa questão, outros temas foram tratados no evento, todos relacionados aos pontos de avanços e melhorias no ecossistema de inovação manauara. O público alvo, neste primeiro momento, foi voltado para lideranças do polo industrial de Manaus, polo digital de Manaus, polo de bioeconomia de Manaus, universidades e representantes de órgãos governamentais.

O evento que até o primeiro momento, foi restrito para as lideranças, busca expandir o assunto futuramente para outras instituições onde o tema seja explanado e debatido entre outras partes.

Segundo o presidente do Codese Manaus, Euler Souza, o evento busca estruturar uma nova linha de planejamento estratégico para a melhoria de inovação para Manaus daqui há 10 anos. “O Codese tem essa missão de melhorar nossa condição de cidade, a gente quer que dois terços do nosso Produto Interno Bruto (PIB) seja produzido baseado em atividades regionais nossas, e esperamos que a gente esteja entre as 10 cidades para se viver, e entre as 20 cidades para se investir até 2038, levando em consideração que começamos em 2018”, afirma Euler.

A transmissão do workshop foi totalmente virtual, devido as novas regras de distanciamento social, como forma de prevenção ao novo coronavírus. O workshop completo está disponível no perfil oficial do Codese Manaus no Youtube, no link abaixo:

Pular para o conteúdo