EMPREENDEDORISMO

Webinar discute como alavancar investimentos do setor privado em negócios de impacto na Amazônia

Evento promovido pelo Idesam faz parte de uma série de cinco debates virtuais que coloca em pauta o desenvolvimento de uma agenda de bioeconomia para a região

Na próxima terça-feira (20/10), o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) dará sequência à série de debates virtuais “A Nova Economia da Amazônia”, com a realização do webinar “Financiamento Híbrido: Como Alavancar Investimentos do Setor Privado em Negócios de Impacto”, que ocorrerá das 15h às 16h30 (Manaus). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: bit.ly/debate-bioeconomia

O seminário colocará a bioeconomia amazônica no centro do debate, destacando a importância do financiamento híbrido para escalonar negócios de impacto e conservação na região, conforme explica o diretor de Novos Negócios do Idesam, Mariano Cenamo. 

“Um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores de impacto e da bioeconomia na região amazônica é o acesso a capital e durante os estágios iniciais de desenvolvimento do negócio, quando o protótipo e sua tese de impacto ainda estão sendo construídos. É nessa etapa que mecanismos de financiamento híbrido e, especialmente o capital filantrópico, fazem toda a diferença para ‘empurrar’ os negócios no caminho de buscar soluções para problemas sociais e ambientais da região”, diz.

O evento também trará discussões sobre como investir em diferentes etapas da “curva de desenvolvimento” dos negócios, quais são as barreiras para maior escala de investimento e como elas podem ser transpostas, a mensuração de impacto como parte da análise de performance dos negócios na Amazônia, entre outros aspectos que envolvem a temática. 

Participam do encontro a diretora executiva do Instituto Humanize, Georgia Pessoa, a diretora de Operações do Fundo Vale, Patrícia Daros, e o sócio co-fundador e diretor executivo da MOV Investimentos Ltda, Paulo Bellotti. A moderação será realizada pelo coordenador do Portfólio de Economia de Baixo Carbono do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Gustavo Pinheiro. 

Série “A Nova Economia da Amazônia”

Até dezembro, uma série de cinco seminários online reunirá especialistas do setor público e privado para discutir desafios e oportunidades para impulsionar o desenvolvimento de uma agenda de bioeconomia e investimentos de impacto para Amazônia, ampliando também o engajamento das empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Em parceria com a Revista Página22 e outras organizações, o pontapé inicial da série foi dado em agosto, com o webinar “Zona Franca de Manaus: Oportunidades para Inovação e Investimentos em Bioeconomia”, que promoveu importantes discussões sobre as perspectivas para o setor de inovação e o fomento da bioeconomia como estratégia para redução do desmatamento na Amazônia. 

O segundo evento, intitulado “Biotecnologia e Inovação: Como Promover Investimentos em P&D e Negócios Disruptivos”, ocorreu em setembro e abordou formas de conectar as inovações aos marcos regulatórios existentes e o potencial de desenvolvimento de biotecnologias disruptivas para a região. 

Para conferir os seminários já realizados na íntegra, basta acessar a página do Idesam no Facebook: www.facebook.com/idesam

Sobre o Idesam

Desde março de 2019, o Idesam é a instituição habilitada na coordenação do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), um dos quatro programas prioritários criados para o aporte de parte dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) oriundos da Lei de Informática, na área de atuação da Suframa.

O instituto é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, com sede em Manaus, que há 14 anos trabalha para promover a redução do desmatamento, a conservação florestal, a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Pular para o conteúdo