ELEIÇÕES 2020

“Manaus vai ter um prefeito que sempre lutou pela educação”, diz José Ricardo neste Dia dos Professores

Em um animado minicomício na manhã desta quinta-feira (15), seguido de encontro com educadores transmitido pelas redes sociais, o candidato a prefeito de Manaus, deputado Zé Ricardo (PT), o “Homem da Kombi”, e sua vice, Marklize Siqueira (Psol), parabenizaram todos os profissionais da educação pelo seu dia, afirmando que ao assumirem a gestão municipal a população da cidade terá um prefeito que sempre lutou pela educação, tendo ao lado uma vice, que também é professora, e lutadora pelos direitos da categoria.

“Em toda a minha vida parlamentar, sempre lutei pela educação, por entender que é o principal caminho para o desenvolvimento das pessoas e de Manaus. Em minhas pautas, a defesa dos profissionais da educação, professores, merendeiros e administrativos, é uma das prioridades. Apresentei dezenas de projetos e tenho leis aprovadas, todas em defesa dos professores, das professoras e da educação. Nesta eleição, tem candidato que já foi prefeito, governador, presidente da Assembleia Legislativa e que maltratou esses profissionais quando estava no poder, mas que agora quer voltar. Nosso compromisso é com os trabalhadores e com a vida da população de Manaus”, declarou Zé Ricardo.

Dentre as leis aprovadas pelo candidato parlamentar, destacam-se: Fundeb Transparente (Lei 4829/2019), que determina a divulgação dos gastos com os recursos federais do Fundeb; Número Máximo de Alunos por Sala de Aula (Lei 257/2015); Desconto para Aquisição de Livros pelos Professores (Lei 187/2013); e Transparência nas Escolas (Lei 4.479/2017), obrigando a divulgação dos dados referentes à qualidade da educação. E entre os projetos estão: cumprimento total da HPT (Hora de Trabalho Pedagógica), com um terço da carga horária dos professores para atividades extraclasses; e Eleição Direta para Gestores Escolares, acabando com os apadrinhamentos e indicações políticas.

Como prefeito, Zé Ricardo afirma que irá fazer muito mais pela educação e pelos profissionais da área, com a revisão do Plano de Carreira dos Professores e a valorização dos profissionais; na luta pelo Fundeb e os precatórios do Fundef, contra os retrocessos do Governo Federal e a retirada de recursos da educação, cumprindo o Plano Municipal e cobrando a implementação completa do Plano Estadual de Educação, lutas que travou enquanto parlamentar do Estado. “O atual prefeito e o governador não cumprem esses Planos. E continuarei na defesa do concurso público, assim como lutei pelo chamamento dos que estavam na fila de espera. Educação é a nossa prioridade”.

Pular para o conteúdo