CULTURADESTAQUEMANAUS

Valor Amazônico resgata a história dos povos que habitaram Manaus antes da chegada dos colonizadores

Em série de reportagens, a jornalista Ana Celia Ossame mostra que Manaus tem um passado indígena riquíssimo, que começou bem antes do período áureo da borracha e da Zona Franca

No mês de aniversário de fundação da capital amazonense, o Portal Valor Amazônico publica uma série de reportagens – Especial 351 de Manaus – com objetivo de resgatar a história dos povos que habitavam essa região antes da chegada dos colonizadores. Estima-se que aqui viviam mais de 6,7 milhões de índios, de centenas de etnias e falando o mesmo número de línguas.

Urna Funerária encontrada em escavações no Paço Municipal, em Manaus

Para conhecer esse lado, tão pouco presente nos livros de História e muito menos destacado nas comemorações, afinal, a cidade de Manaus não é só monumentos históricos do período áureo da borracha e nem só Zona Franca, mas também uma cidade com um passado demonstrado em centenas de sítios onde são encontrados cemitérios indígenas em todas as zonas da cidade.

A jornalista Ana Celia Ossame pesquisou em livros, entrevistou pesquisadores, historiadores e apresenta este lado da história sempre esquecido, resgatando a história dos povos que antes habitavam esta área que levou o nome de Manaus, como os manáos, tarumãs, barés etc.

Pular para o conteúdo