DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Prefeitura de Manaus e Marinha realizam ação de retirada de resíduos flutuantes no parque do Mindu

Localizado entre a nascente e foz do igarapé do Mindu, o parque foi criado para preservar as águas do igarapé que recebe resíduos das 14 comunidades das zonas leste e oeste de Manaus

Garrafas de plástico, isopor, restos de televisão e geladeira foram retirados das margens do igarapé do Mindu, no parque municipal do Mindu, no Parque 10, zona Centro-Sul. A ação realizada neste sábado, 19/9, é fruto de parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil. A estimativa é de que a limpeza tenha superado uma tonelada de resíduos.

A retirada dos resíduos sólidos do igarapé foi realizada por um grupo de 25 militares que recolhiam os objetos a mão e os ensacavam, para que sejam destinados ao aterro sanitário da cidade. A atividade integra o movimento do World Clean Up Day, que é o Dia Mundial de Conscientização sobre a importância da limpeza das praias, rios e lagos.

O igarapé do Mindu tem 22 quilômetros de extensão e corta Manaus de Leste a Oeste. O parque do Mindu, localizado entre a nascente e a foz e que foi criado para preservar as águas do igarapé, recebe resíduos das 14 comunidades que existem entre o início das águas até o parque.

Gestor do parque municipal do Mindu, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), José Feitoza, explicou que a ação deste sábado faz parte de um programa de ação e sensibilização desenvolvido nos meses de julho a novembro. Ele lembrou, também, que a parceria da prefeitura com a Marinha do Brasil acontece pelo segundo ano consecutivo.

“Durante o período do verão amazônico, nós aqui do Parque do Mindu, fazemos várias ações de sensibilização. A Marinha tem sido nossa parceira pelo segundo ano com a presença de militares fazendo a retirada de resíduos flutuantes. Essa mesma ação tem sido desenvolvida pela Marinha em toda a Amazônia Legal”, mencionou.

Devido a pandemia do novo coronavírus, neste ano, não será realizado o Dia D de Combate aos Resíduos Sólidos, que mobiliza a sociedade para uma ação de coleta no mês de outubro. A iniciativa com a Marinha será a única deste ano. “Estamos trabalhando de forma diferenciada neste ano, apenas com os militares do Distrito Naval para a retirada dos resíduos. A população, que todos os anos participa das nossas ações, está participando este ano virtualmente”.

Atualmente, o parque municipal do Mindu encontra-se fechado para a visitação por conta das medidas de prevenção à Covid-19.

Pular para o conteúdo