DESTAQUEECONOMIA

Agência de Desenvolvimento do Amazonas reajusta valor da subvenção para safra de juta deste ano

Cultivadas nas áreas de várzeas, sem insumos químicos, a juta e malva  são uma alternativa ecológica para a confecção de embalagens, principalmente, na substituição das sacolas plásticas

Em ação itinerante no município de Codajás (240 quilômetros de Manaus), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) anunciou, neste sábado (19/9), que vai pagar R$ 0,50 em subvenção, por quilograma de fibra de juta e malva embonecada, na safra deste ano (2019/2020). O pagamento deve ser feito em novembro deste ano. Durante a ação foi realizado o cadastramento de 35 juticultores da região.

De acordo com a coordenadora da subvenção da Juta e Malva da ADS, Eliane Ramos, a ação do governo visa despertar e incentivar o interesse dos produtores da juta, tendo em vista que as fibras naturais de juta e malva têm sido valorizadas por conta do apelo de sustentabilidade de sua cadeia produtiva. O novo valor da subvenção é R$ 0,10 a mais do que o preço praticado atualmente, a partir do Decreto Nº 33.933 de 29/08/2013.

“Essa campanha é extremamente importante porque a juta é a fibra menos produzida e, por meio dessa iniciativa, vamos incentivar ainda mais a produção. Uma das vantagens de se cultivar a juta é que ela é mais resistente e, em 100 dias, os produtores podem colher o produto para venda”, explicou.

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Codajás (Idam), também participou da Campanha de Expansão da Cultura da Juta, na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Souza Filho. Durante o evento, foram realizadas reuniões, palestras e visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos juticultores que estão inseridos no Projeto Prioritário da Cadeia Produtiva de Fibras em Codajás.

“Se conseguirmos mobilizar os produtores para receberem essas sementes de juta subsidiadas pela indústria, podemos aumentar a safra deste ano, atingindo uma média de 120 produtores”, afirmou o extensionista do Idam, Suzamar Santos.

Em Codajás, a empresa está disponibilizando 2.500 quilos de Juta. Ação irá atender também juticultores de Anori, Baruri, Caapiranga, Coari, Manaquiri, Manacapuru e Parintins, com uma média de 16 toneladas de juta, podendo chegar a 20 toneladas.

O juticultor Francisco Raimundo, falou sobre suas expectativas como o novo incentivo do governo. “Com essa iniciativa vamos poder plantar e produzir mais, isso nos motiva muita”, contou.

Ação

A atividade faz parte dos esforços do Governo do Amazonas de fomentar a cadeia produtiva das fibras no Estado, que hoje é o principal produtor de fibras no país com mais de 5 mil agricultores familiares voltados para o cultivo de fibras e uma área plantada de quase 7 mil hectares.

Cadeia de Fibras

Este é o primeiro de uma série de eventos destinados a estimular o cultivo de fibras no Estado. A ação está agendada para o dia 25 deste mês, em Manacapuru (a 93 quilômetros da capital).

Pular para o conteúdo