AMAZONASINFRAESTRUTURA

Unidade Gestora retoma obras do Prosamim no Igarapé do 40

Nova via interligando as avenidas Silves e Maués será construída. Através da intervenção no Igarapé do 40, serão gerados 130 empregos diretos somente neste segundo semestre

O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), retomou, nesta segunda-feira (17/8), as obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) em um dos trecho do Igarapé do 40, localizado entre as avenidas Silves e Maués, nos bairros do Japiim e Cachoeirinha, respectivamente.

As obras já tinham iniciado no final de 2019 e estavam paradas devido à subida do nível do rio Negro, que afeta as bacias do São Raimundo, Educandos e 40. No local será construída  uma nova via interligando a avenida Silves à avenida Maués,  como alternativa para os motoristas que saem do Distrito Industrial para a área central da cidade.

“A estrutura do governo do Estado envolvida nas ações do Prosamim foi toda utilizada para que os prazos de reassentamentos e os cronogramas das obras fossem cumpridos. Por ordem direta do governador Wilson Lima, foi montada uma força-tarefa entre seis secretarias estaduais a fim de dar celeridade e garantir os investimentos e a melhoria na qualidade da vida dessas pessoas”, afirma o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

No local também serão construídos espaços de convívio social e voltados a práticas esportivas, além da recomposição da flora local com plantio de mudas, paisagismo e ainda, academias ao ar livre, quadras multiuso e a revitalização do campo de futebol conhecido como Betanhão.

Através da intervenção no Igarapé do 40, serão gerados 130 empregos diretos somente neste segundo semestre. Serão contratados operadores de máquinas, pedreiros, serventes, técnicos e engenheiros.

De acordo com o subcoordenador de Engenharia da UGPE, engenheiro civil João Benaion, nesta etapa das obras, está sendo realizada a troca do solo da área, retirando o solo impróprio, composto por lama, areia e lixo acumulados durante décadas no leito do igarapé, que será substituído por um novo solo, apto a receber os serviços de terraplanagem para que as máquinas se movimentem com segurança.

Trabalho na pandemia

Durante o período de restrição das atividades em virtude da pandemia, o Prosamim manteve equipes de plantão atuando no atendimento social das famílias, auxiliando nas mudanças das famílias já indenizadas e informando os moradores das documentações necessárias para que seus processos ocorressem de maneira mais rápida. 

As atividades foram mantidas a fim de evitar o mínimo possível de impacto no cronograma do reassentamento e na conclusão das obras, observando que a cheia do rio Negro limita o tempo dos trabalhos.

Somente neste trecho do Igarapé do 40, mais de 370 imóveis foram retirados. O projeto tem previsão de reassentar, aproximadamente, seis mil pessoas e retirar 1.378 imóveis do leito do igarapé Mestre Chico.

Fotos: Tiago Corrêa/UGPE

Pular para o conteúdo