AMAZONASECONOMIA

Pescadores do Careiro, Iranduba e Manacapuru participam de oficina de beneficiamento de pescado

Ação é fruto da parceria entre a Sepror e o Sebrae Amazonas, por meio do Balcão de Agronegócios, que leva inovações para pequenos e microempreendedores rurais e pescadores do estado

Trinta pescadores dos municípios do Careiro Castanho, Iranduba e Manacapuru, na região metropolitana de Manaus, aprenderam a retirar a espinha do peixe e passarão a vender o produto com maior valor agregado. Eles participaram da oficina de beneficiamento do pescado oferecida pelo Balcão de agronegócios, que é fruto uma parceria entre a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM).

A oficina foi ministrada na sede da Associação de Pescadores e Pescadoras de Iranduba (Aspepi) e foi realizada por técnicos da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), vinculada à Sepror, e do Balcão de Agronegócios do Sebrae.

O evento contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), da Associação de Pescadores, que cedeu a sua sede para a realização da oficina, e do piscicultor Luiz Bonfá da Aquam, que doou o pescado utilizado.

O secretário da Sepa, Leocy Cutrim, informa que a parceria com o Sebrae será estendida a pescadores de outros municípios do estado, inicialmente nas calhas do Madeira e Alto Solimões. “Estamos somando esforços das instituições e otimizando recursos para apoiar os pescadores que estão na ponta”, afirmou Cutrim.

Buscando capacitação, a pescadora Conceição de Souza, 62, do Lago do Janauacá, município de Careiro Castanho (86 quilômetros distante de Manaus), destaca as vantagens que o curso vai proporcionar na sua venda.

“Agora, posso comercializar outros tipos de produtos voltados ao pescado, como o filé de peixe embalados e congelados e retirada de espinha de peixes amazônicos. Isso vai agregar valor ao meu produto”, afirma Conceição.

Piscicultura

O Governo do Amazonas também investe em outra frente de capacitação dos piscicultores do estado, por meio da oficina de “Capacitação e Boas Práticas de Manejo e Gestão de Piscicultura e Apoio à Regularização Ambiental”. As aulas são ministradas por biólogos, tecnólogos e engenheiros de pesca da Sepror.

Ainda neste mês de agosto, a oficina será realizada em três municípios. Em Nova Olinda do Norte, no período de 17 até o dia 21 de agosto; em Borba, entre os dias 24 e 28 de agosto; e no período de 26 até o dia 27 de agosto, em Santo Antônio do Içá.

Pular para o conteúdo