AMAZONASDESTAQUE

Parintinenses vivem maratona de inaugurações, entrega de veículos e sistemas de abastecimento de água

De quarta a domingo, foram entregues à população escolas, sistemas de abastecimento de água, fazenda universitária, ginásio poliesportivo, ambulância, ônibus, implementos agrícolas novo mercado municipal Zezito Assayag

As inaugurações e entrega de equipamentos e veículos começaram na quarta-feira (12/8) e terminaram na sexta-feira (14/8), na sede e zona rural do município de Parintins, na região do Baixo Amazonas, distante da 369 quilômetros de Manaus. Em três dias, além da sede do município, 14 comunidades rurais foram beneficiadas pela prefeitura com a entrega de escolas, ambulancha, sistemas de tratamento de água Salta-Z, sistemas de abastecimento do programa Água no Jirau, quatro sistemas de iluminação através do programa Vagalume, fazenda municipal, patrulha mecanizada e ginásio.
A grande jornada de inaugurações, foi definida pelo prefeito Bi Garcia, como sendo fruto de muito trabalho. Bi Garcia destacou que a maior parte dos recursos investidos foi da própria prefeitura, mas disse que a participação do governo do Estado foi essencial, assim como as emendas de deputados estaduais, deputados federais e senadores. “Tem muito recursos da Prefeitura nessa maratona. Mas temos procurado buscar muitos parceiros para que possamos fazer o melhor pela nossa, gente, pelo nosso povo”, ressaltou o prefeito.
Iniciando a maratona de inaugurações, na comunidade Marajá, localizada na direita do rio Amazonas, na fronteira com a cidade de Urucará, o prefeito Bi Garcia entregou uma nova escola, sistema de abastecimento de água com o programa Água no Jirau, gerador de energia elétrica e iluminação pública em LED com o programa Vagalume.
Na comunidade Saracura, foi entregue décima primeira ambulancha do programa Resgate Parintins para atender nove comunidades da região das ilhas e costa do rio Amazonas, além da inauguração do sistema de tratamento de água Salta-Z, na comunidade Vila Bentes.
Na região do Aduacá, a comunidade Divino Espírito ganhou uma escola totalmente revitalizada e ampliada, novo sistema de abastecimento de água e iluminação do programa Vagalume. A comunidade Santa Terezinha do Caburi, ganhou iluminação em sistema de LED e uma unidade do programa Água no Jirau. Os distritos do Caburi e Mocambo ganharam campos de futebol iluminados com sistema de LED.
Na quinta-feira, a maratona de inaugurações prosseguiu com a entrega de um ginásio no Laguinho, fazenda municipal para estudos agropecuários na Vila Amazônia, campo iluminado no Bom Socorro do Zé Açu e Vila Amazônia, além de uma escola na comunidade do Máximo.
Na Vila Amazônia foi inaugurada a Fazenda Municipal Luiz Medeiros. O núcleo de pesquisa, construído com recursos do Ministério da Defesa, emenda parlamentar da ex-senadora Sandra Braga e Prefeitura de Parintins, tem 10 compartimentos em uma área de 60 hectares e vai atender pesquisadores e alunos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) com projetos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento do setor primário da região.

As comunidades da Vila Amazônia também ganharam uma ambulância traçada. Adquirida com recursos do município, o veículo do Programa Resgate Parintins vem todo equipado e especialmente preparado para atuar nas comunidades ligadas por estradas. Outro benefício foi um ônibus de 32 lugares, emenda do ex-deputado federal Hissa Abraão, que vai atuar nos programas sociais realizados pelo município na região.
No mesmo dia, foi inaugurado o ginásio poliesportivo da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Laguinho, na gleba de Vila Amazônia. A nova arena esportiva, construída com investimentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Município, leva o nome do professor de educação física e entusiasta esportivo Tristão Cruz.
Na comunidade do Rosário, no lago do Máximo, a prefeitura entregou uma escola de quatro salas de aula, climatizada e com toda mobília para atender 97 alunos. Na colônia Açaí, Bi Garcia deu ordem de serviço para a construção uma escola padrão FNDE e um castelo para abastecimento do programa Água no Jirau.
Fechando a maratona de inaugurações, na sexta-feira (14/8) a prefeitura de Parintins entregou o novo mercado municipal Zezito Assayag, novo ginásio do Palmares, complexo Benedito Azedo, nova escola do São Sebastião do Jará, patrulha mecanizada para abertura e manutenção de estradas, caminhões para serviços e escoamento da produção, ônibus para auxílios em programas sociais e triciclos motorizados.
Bi Garcia, prefeito de Parintins, destacou a importância das parcerias com as bancadas estadual e federal para o Município. “Todos os investimentos entregues à população nesses três dias só foram possíveis devido às emendas parlamentares. Nossa gestão segue essa política de parceria e os frutos estão sendo colhidos, beneficiando nossa população na saúde, educação, assistência social e outros setores”, frisa.
Participaram da maratona de inaugurações, o senador Omar Aziz, deputado federal Marcelo Ramos e deputados estaduais Saullo Viana e Fausto Júnior.

Fotos: Pitter Freitas e Yuri Pinheiro

Pular para o conteúdo