COLUNASOreni Braga

MANAUS SEM HOTEL?

por Oreni Braga

Somos sabedores de que o setor que mais sofreu impacto negativo com a pandemia do Cornoavírus foi o Turismo. Algumas cidades turísticas conseguiram assegurar vantagens em relação a outras, mas a contabilidade aponta prejuízos incalculáveis para todos.

Um dos segmentos que registra um passivo assustador é a Hotelaria. Os empresários que obrigatoriamente tem que manter o hotel funcionando sem hóspede, pagando funcionários que executam serviços essenciais, ainda tem que se deparar com o pagamento de IPTU, Energia, Iluminação Pública e outros tributos, os quais são obrigatórios, mesmo nesse período de calamidade.   

Diante desse cenário inimaginável, a maioria dos hoteleiros está encerrando a atividade de hotéis e adaptando seus prédios para outros negócios, os quais podem trazer algum rendimento capaz de ajudar no pagamento das dívidas. Isso tem sido uma realidade em todo o Brasil.

No Amazonas, em especial, na Capital Manaus, os empresários estão tentando encontrar alternativas para que seus hotéis permaneçam funcionando, mas não está fácil. Muitos já fecharam as suas portas e mudaram de rumo.Se não houver um Programa de Financiamento com juros baixos para custear as despesas operacionais desses investidores que geram milhares de empregos e pagam altíssima carga tributária, e uma Proposta de Isenção de Impostos Municipais, pelo menos durante a fase nebulosa, o trágico fim será inevitável.

O Governo do Amazonas pode amparar esses hoteleiros disponibilizando recursos do Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas – FTI, o qual dispõe de fartos milhões.

A Prefeitura de Manaus deve ter a sensatez em suspender, por um período de 24 meses, os impostos cobrados desses empresários, para evitar o colapso na oferta de leitos na cidade, só vivido há mais de 50 anos.

Atrelado a essas medidas emergenciais, deve haver um esforço junto as companhias aéreas para resgatar os voos que foram retirados da capital amazonense, pois sem conectividade não há fluxo de visitantes.

Vamos torcer para que haja sensibilidade por parte das autoridades competentes em adotar essas medidas emergenciais.

Os trabalhadores da Hotelaria de Manaus agradecem.


Oreni Braga é Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental, Especialista em Ecoturismo, Planejamento e Gestão de Parques e Design de Ecolodges. 


Pular para o conteúdo