CULTURADESTAQUE

Grupo Toada de Roda realiza live “Tradição e Raiz” com toadas imortais de Caprichoso e Garantido

Programação será realizada nesta quinta-feira (25/6) na Vila Bulcão, em Parintins, e será transmitida pela TV Encontro da Águas e nas redes sociais do Grupo Toada de Roda

Quem nunca se emocionou com os grandes clássicos do Festival de Parintins? Das toadas antológicas que animaram as alvoradas do Boi Garantido e os bois de rua do Bumbá Caprichoso? Certamente são composições que marcam a memória e a vida de muita gente. Nesta quinta-feira (25/6) o grupo ‘Toada de Roda’ reúne esse repertório na live “Tradição e Raiz”, a partir das 17h, que será transmitida pela TV Encontro das Águas, a página do Grupo Toada de Roda, Encontro dos Povos e outros canais envolvidos com a cultura local.

A programação será realizada na Vila Bulcão, as margens do Rio Amazonas, no centro da cidade de Parintins. “O Toada de Roda preparou um repertório muito especial para todas as pessoas que aguardam com muita expectativa a nossa live porque sabem que a gente faz um trabalho diferenciado por manter viva a tradição, a cadencia do verdadeiro ritmo do boi bumbá”, assegurou o fundador do grupo, Alder Oliveira.

O show terá duração de 3 horas e deve apresentar toadas que vão desde os primeiros compositores de Garantido e Caprichoso até os clássicos mais atuais. “A ideia é fazer uma cronologia com a primeira geração de compositores e nos intervalos de cada bloco a pretendemos contar com participações de pessoas que fizeram parte desse desenvolvimento do Festival e viveram a experiência da evolução da toada”, conta.

Doações

O produtor do programa, Erick Sinderval, explicou que os torcedores dos bumbás terão canais exclusivos de doação por meio do Código QR. “A grande novidade dessa live vai ser a participação do público, nós vamos disponibilizar dois canais para as pessoas estarem doando. Para o torcedor Caprichoso vai ter um canal exclusivo através do QR code, assim como para o torcedor do Garantido também”, informou.

Como toda a tradição junina não poderá faltar na apresentação do Grupo Toada de Roda o mastro com as bandeiras nas cores azul e vermelha. “No momento das doações na live a gente vai poder controlar e saber quem está doando. Então se um torcedor do Caprichoso doar, vai subir uma bandeira azul que vai ficar hasteada no mastro até alguém do Garantido der um lance maior e arriar a bandeira do contrário e subir a do seu boi”, anuncia Sinderval.

O dinheiro arrecadado irá custear as despesas de infraestrutura da live e ajudar os músicos do grupo e outros músicos parintinenses.

A história

Há 11 anos na estrada o grupo ‘Toada de Roda’ nasceu da ideia do músico Alder Oliveira de montar uma banda que tocasse toadas dos dois bois Garantido e Caprichoso. De casa em casa ele foi até os músicos e cantores das bandas das duas agremiações e fez o convite para a formação de um grupo que diferente dos demais exaltasse a toada raiz.

O nome do grupo foi baseado nos grandes eventos cariocas que reuniam sambistas em samba de roda. Adaptado para a cultura local os músicos reunidos ganharam o nome de Toada de Roda.

Os primeiros ensaios e shows ocorreram no antigo Rancho Taperabá, mas não demorou muito para o grupo ficar afamado até receber do prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, que se tornou fã do grupo, a primeira oportunidade de tocar em um grande evento público.

O grupo conta com um time de músicos que já tocaram nos currais dos dois bois ressalvando o respeito e o profissionalismo. Alder Oliveira, Rei Azevedo, Helton, Alceo Anselmo, Silvio Camaleão, Clévison Brandão, JP Vasconcelos, o Galeto, MBlack Marialva e Edson Azevedo são nomes importantes na história do grupo.

Pular para o conteúdo