MEIO AMBIENTE

Artesã ensina, por meio de videoaula sobre reutilização de resíduos para confecção de peça decorativa

De forma gratuita e via web, as aulas ficam disponíveis nas plataformas digitais da Semmas (@semmas.manaus) no Instagram, Facebook e YouTube, e também nas mídias sociais da Prefeitura de Manaus

A artesã Thesca Godinho é a instrutora da terceira videoaula disponibilizada à população, de forma gratuita e via web, por meio do projeto Minicursos On-Line, da Prefeitura de Manaus, executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Ela ensina como reutilizar resíduos para a confecção de uma peça decorativa de cozinha.

Técnica em Educação Ambiental da Semmas, a artesã explica que a peça, conhecida como “rédea de alho”, nada mais é que uma corda trançada utilizada para armazenar cabeças de alho, toda feita com sacola plástica e enchimento de edredom.

“É o tipo de peça que embeleza com originalidade o ambiente da cozinha ou até a decoração de um restaurante ou comércio”, explica Godinho, lembrando que a rédea também pode ser vendida, já que as oficinas também estimulam a geração de renda familiar.

Na videoaula, com aproximadamente sete minutos de duração, a artesã ensina o passo a passo para a confecção da trança e dos simulacros de alho, além de apresentar as ferramentas e materiais necessários para a finalização da peça.

O projeto “Minicursos On-Line”, desenvolvido pela Semmas, é uma forma de ampliar o acesso aos conteúdos de aulas de oficinas de educação ambiental, antes presenciais, suspensas em virtude das medidas preventivas de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. As aulas ficam disponíveis nas plataformas digitais da Semmas (@semmas.manaus) no Instagram, Facebook e YouTube, e também nas mídias sociais da Prefeitura de Manaus.

 As próximas aulas abordarão temas como jardinagem, plantas alimentícias não convencionais, combate ao caramujo africano, hortas domésticas, entre outros.

Fotos – Divulgação/Semmas

Pular para o conteúdo