SAÚDE

Prefeitura de Autazes intensifica ações de saúde na zona rural para evitar avanço da Covid-19

Com 776 casos confirmados do novo coronavírus, Autazes tem um dos menores índices de mortalidade da doença, 3,47%. Mais da metade das pessoas que adoeceram, já estão curadas

Em tempos de pandemia do coronavírus, investimento na área da saúde é o que não falta em Autazes, município distante a 113 quilômetros de Manaus. A informação foi feita pelo prefeito da cidade, Andreson Cavalcante, durante a reinauguração, neste fim de semana, de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da entrega de duas ambulâncias, uma ambulancha e uma motocicleta para a Guarda Civil Municipal.

De acordo com o prefeito, o reforço nas ações de saúde tem conseguido evitar a aumento da contaminação dos casos da Covid-19. Somente no mês de maio, foi reinaugurada a nova UBS Monte Sinai, na comunidade do mesmo nome, que fica no quilômetro 53 da rodovia AM-254. A unidade foi reestruturada e adequada para atender os moradores daquela região.

Foto: Foto: Silas Laurentino e Marcos Melo

Também foi entregue pela prefeitura do município, uma ambulância do tipo picape 4×4 completa, que vai servir de apoio na remoção de pacientes à cidade de Autazes, e, caso necessário, até Manaus.

O Vereador Marcley Araújo (PSC), foi quem fez a indicação da obra. “Só nos resta agradecer ao prefeito pela nova UBS ampliada e equipada, e também pela ambulância, que com certeza vai suprir as demandas da região, pois a UBS Monte Sinai é um pólo de atendimento para as demais comunidades vizinhas”, ressaltou o parlamentar, que solicitou, ainda, uma ambulancha entregue no sábado (13/6), pela Prefeitura de Autazes.

Para o Prefeito Andreson Cavalcante (PSC), todo o investimento na área da saúde é válido, tendo em vista a luta contra o vírus. “Temos visto a necessidade da população, principalmente nesse momento de pandemia do Covid-19. Conseguimos o apoio do governador Wilson Lima (PSC) e de deputados federais e estaduais, para amenizar a situação em Autazes. A nossa missão é honrar cada compromisso feito com os moradores do município”, enfatizou Cavalcante.

Programa Saúde na Hora

A Vila do Sampaio agora tem uma Unidade Básica de Saúde ampla e moderna, com novos equipamentos, e, funcionando 24h por dia, além dos finais de semana, com o Programa Saúde na Hora. A UBS Santa Júlia foi totalmente reestruturada e conta com o atendimento médico permanente, além dos serviços já prestados na comunidade e região.

Foto: Foto: Silas Laurentino e Marcos Melo

O prefeito Andreson Cavalcante e o vice-prefeito Marcelo Tupinambá (PRB) entregaram a ambulância da comunidade novamente, após o veículo ter sido cedido para serviços de enfrentamento ao Covid-19, na cidade. Além disso, a Guarda Civil Municipal ganhou uma motocicleta que vai auxiliar na garantia da segurança da população.

A indicação da obra da UBS Santa Júlia partiu dos vereadores José Figueiredo (Avante), Daniela Sampaio (PRB) e Francinete Onete (PSC), que também participaram da reinauguração, que aconteceu na manhã de domingo (14). Os agradecimentos foram para o Governador do Amazonas Wilson Lima e o Deputado Federal Silas Câmara (Republicamos), pelo apoio direcionado a Autazes.

Enoque da Costa, 77, morador mais antigo da comunidade Sampaio, relata a situação dos moradores. “Já teve paciente que foi levado de bicicleta para receber atendimento, porque não tínhamos uma ambulância. Hoje, meu coração está muito feliz em ver essa grande obra aqui na comunidade, nunca imaginamos que um dia teríamos uma UBS nova e muito menos uma ambulância como essa. Agradeço ao prefeito Andreson tudo que ele tem feito para os moradores do Sampaio”, finalizou.

A nova UBS Santa Júlia é ampla e confortável, com consultórios climatizados, sendo: médico, odontológico e de enfermagem, além de sala de procedimento e de pré-natal. Após a contratação de novos servidores, a equipe da unidade agora é composta por 17 profissionais, dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS).

Pular para o conteúdo