REGIÃO AMAZÔNICA

Governo do Pará leva serviço médico Itinerante ao Marajó

Em alguns municípios, os atendimentos serão terrestres e, em outros, dentro do navio montado com estrutura exclusiva para atender a população.

O navio da Policlínica Itinerante partiu, na manhã desta segunda-feira (8), rumo ao Marajó, levando estrutura completa para atender 10 municípios do arquipélago no combate ao novo coronavírus. Serão ofertadas, até o dia 17 de junho, consultas médicas e exames laboratoriais e de imagens, além de medicação, caso haja indicação médica, para tratamento de sintomas leves e moderados de Covid-19.

Segundo a coordenadora da ação Policlínica Itinerante, Alessandra Amaral, além do tratamento precoce, os 32 profissionais envolvidos na ação também realizarão o trabalho de prevenção e educação da população marajoara.

“Será feita a triagem, por meio dos nossos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os pacientes que necessitem, serão encaminhados para avaliação médica e poderão realizar exames complementares, como raio-x e de sangue. De acordo com a prescrição médica, terão disponíveis a medicação para que realizem o tratamento em casa, evitando que cheguem a precisar de leitos hospitalares. Os mesmos serviços realizados em todas as ações itinerantes do governo do Estado estão sendo levados para o Marajó”, garante. 

Em casos de diagnósticos de pacientes com sintomas mais graves, segundo o governador do Estado, eles serão, imediatamente, encaminhados, por meio de helicóptero com Unidade de Terapia Intensiva para a rede hospitalar pública na capital. O serviço aéreo está sendo prestado desde o início da pandemia.

O governador destacou que o Estado está iniciando uma terceira ação para os municípios mais isolados, como Anajás, Afuá, Chaves e Gurupá. “Nosso objetivo é atender todo o arquipélago do Marajó, que é uma região com dificuldades econômicas e sociais, por isso nossa atenção redobrada para que nós possamos estar presentes”, informa Helder Barbalho. 

Calendário – A partir desta segunda-feira (8), a Policlínica Itinerante começa os atendimentos. Ao todo, dez cidades vão receber os serviços, que contam com ação terrestre em quatro municípios e atendimento dentro do navio itinerante em outras seis localidades. 

Atendimentos no navio itinerante: 

Ponta de Pedras: 9 e 10/06
Local: Trapiche de Ponta de Pedras;

Muaná: 11 e 12/06
Local: Trapiche de Muaná;

São Sebastião da Boa Vista: 13 e 14/06
Local: Trapiche de São Sebastião da Boa Vista;

Cachoeira do Arari: 15 e 16/06
Local: Trapiche de Cachoeira do Arari;

Soure e Salvaterra: 16 e 17/06
Local: Trapiche de Soure.

Atendimento terrestre:

Bagre: 8/06
Local: Escola Antônio Farias Filho, bairro Veterano;

Melgaço: 9/06
Local: Escola Tancredo Almeida Neves, bairro Centro;

Curralinho: 10/06
Local: Escola Municipal Francisco Chagas, bairro Centro;

Oeiras do Pará: 11/06
Local: Escola Municipal Raimundo Arcanjo, bairro Marapirá.

Pular para o conteúdo