DESTAQUESEGURANÇA

Polícia Federal deflagra operação “OFF-Label” que investiga desvio de verbas na saúde nos estados do Acre e Amazonas

A operação investiga supostas fraudes financeiras na contratação de empresas que fornecem medicamentos e insumos hospitalares nos municípios do Amazonas e do Acre.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (3), a ‘Operação Off-Label’, ao todo, cerca de 250 agentes federais participaram da operação e cumpriram 85 mandatos de busca e apreensão nos municípios de Boca do Acre (a 1.028 km da capital), Guajará (a 1.467 km da capital) e Pauní (a 923 km de Manaus), no Amazonas. Além de outros municípios no estado do Acre.

No estado do Acre, também foram alvos os municípios: Marechal Thaumaturgo, Xapuri, Rodrigues Alves, Epitaciolândia, Bujari e a capital Rio Branco.

As irregularidades que estão sendo investigadas pela polícia, foram identificadas pela Controladoria Geral da União (CGU), durante investigação em 2017, em Cruzeiro do Sul, no Acre.

Dentre as supostas fraudes estão a compra de insumos sem realização de procedimento administrativo e o direcionamento de procedimentos licitatórios.

A CGU também constatou indícios de pagamento por medicamentos e insumos hospitalares que não foram entregues ao município e preços superiores aos praticados no mercado.

A principal empresa investigada recebeu mais de 70 milhões de reais de vários entes públicos durante o período de 2016 a 2019.

Pular para o conteúdo