SAÚDE

Governo vai contratar profissionais que atuam no Hospital Francisca Mendes

O governo assume a administração direta do hospital por 90 dias, a partir do dia 5 de junho e vai contratar aproximadamente 420 funcionários que fazem parte do quadro da Unisol.

O Governo do Amazonas vai assumir a contratação de aproximadamente 420 profissionais, entre eles técnicos administrativos, psicólogos, médicos e enfermeiros que hoje atuam no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) e que fazem parte do quadro da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol). O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, no final da manhã desta quarta-feira (03/06), em reunião na sede do Governo com a secretária estadual de Saúde, Simone Papaiz.

Os profissionais, poderão escolher se querem ou não ser contratados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Caso aceitem, as contratações serão feitas de forma temporária, renováveis a cada 30 dias, até que a Susam finalize o processo de seleção e defina qual Organização Social de Saúde (OSS) será a responsável por administrar a unidade.

“A partir de hoje, o Estado está começando o processo de contratação direta desses servidores que já atuavam na unidade, e isso se faz necessário porque uma decisão judicial não nos permite mais fazer contratação junto à Unisol, que era a empresa que administrava esse hospital”.

Em novembro de 2019, a 1ª Vara Federal do Amazonas, em Ação Civil Coletiva, determinou a troca da administradora responsável pela unidade. Em dezembro do mesmo ano, o Estado, com autorização da Justiça, assumiu a cogestão da unidade e assinou termo aditivo com a Unisol, com validade de seis meses, para que fosse feito um processo de transição.

Pagamento de dívida trabalhista – O governador também anunciou que o Estado vai assumir os passivos trabalhistas que a empresa possui, que hoje giram em torno de R$ 25 milhões, segundo levantamento feito pela Susam.

Ele explicou que a negociação será feita com a participação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), e que os valores serão pagos de forma parcelada.

“O Governo do Amazonas vai honrar com os direitos desses trabalhadores, que há muito tempo estão lá nessa unidade. E a nossa Procuradoria Geral do Estado já começa o processo de acordo e negociação com esses servidores”.

Reestruturação – Segundo a secretária de Saúde, Simone Papaiz, além da contratação dos funcionários que hoje fazem parte da empresa da Unisol, a Susam também criou cargos para a contratação do corpo diretivo que vai gerenciar o HUFM e instituiu um grupo técnico de transição que vai realizar o levantamento patrimonial e de insumos existentes no local.

Durante as duas últimas semanas, a equipe técnica da Susam trabalhou na reformulação da administração do hospital e garantiu a continuidade dos serviços prestados por empresas e cooperativas de saúde na unidade.

“Temos hoje 18 contratos de serviços como enfermagem especializada em UTI, cirurgias cardiológicas adultas e pediátricas, e o nosso planejamento foi feito para que não haja qualquer descontinuidade do serviço de assistência”, afirmou a secretária.

Referência – O HUFM é habilitado no Sistema Único de Saúde (SUS) como Centro de Referência em Alta complexidade em Cardiologia e suas subespecialidades, além de oferecer tratamento em Neurologia e Neurocirurgia e ser certificado como Hospital de Ensino.

O Francisca Mendes possui, ainda, um núcleo para a realização de teleconsultas e exames cardiológicos a distância, fazendo parte da Rede de Atenção às Urgências do Estado do Amazonas, atendendo com eficácia a demanda da região Norte.

Pular para o conteúdo