DESTAQUE

Prefeitura de Eirunepé prorroga restrições de funcionamento do comércio até 30 de junho

Um dia antes de prorrogar as medidas restritivas, prefeito Raylan Barroso inaugurou, nova ala do hospital regional Vinicius Conrado, com 19 leitos, para tratamento da Covid-19

As restrições de funcionamento do comercio e setor de serviços não essenciais em Eirunepé, município da região sudoeste do Amazonas, na calha do rio Juruá, distante 1.159 quilômetros de Manaus, vão continuar até o final do mês de junho. Decreto mantendo as proibições já em vigor foi assinado pelo prefeito Raylan Barroso e publicado na edição desta segunda-feira (1/6) do Diário Oficial do Município.

No texto da publicação, está definido que o horário de funcionamento dos estabelecimentos de comércio varejista em geral e de prestação de serviços no município será de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 14h às 17h.

Um dia antes de prorrogar as medidas restritas de funcionamento do comercio, o prefeito inaugurou, no domingo (31/5), a uma nova ala do hospital regional Vinicius Conrado, com 19 leitos, exclusivos para tratamento de Covid-19.

Com a entrega, a unidade de saúde passa de 61 para 80 leitos disponíveis. Também foi publicado um decreto que prorroga as restrições para o funcionamento do comércio do município até dia 30 deste mês.

A inauguração foi realizada pelo prefeito Raylan Barroso, junto com secretário Executivo Adjunto de Atenção Especializada do Interior, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Roberto do Espírito Santo.

O local, que foi todo reformado e adaptado pela prefeitura, agora funciona exclusivamente para atender pessoas com sintomas de síndrome gripal inclusive possíveis pacientes de Covid-19, em baixa e média complexidade. A ala foi equipada com três respiradores mecânicos, cardiovessor, bomba de infusão, monitores, cápsulas “Vanessa”, entre outros.

O secretário da Susam falou sobre a participação do Estado e no apoio dado à prefeitura neste momento de pandemia. “Estamos integrando três leitos de Unidades de Cuidados Intermediários completos, com respiradores invasivos, com bombas de infusão, como monitores e desfibrilador, projeto este do Governo do Estado, que apoia neste momento de pandemia os municípios polos, em parceria com o governo federal, governo estadual e prefeitura, vamos atendendo as demandas do estado, para melhorar a qualidade de saúde da população”, finalizou Cássio.

A prefeitura garantiu que o espaço, além de equipamentos, também conte com uma equipe completa de profissionais formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista, todos atuando com equipamentos de proteção indicados para garantir a proteção da equipe.
“Esta é uma ala preparada para atender as pessoas infectadas com a Covid-19, que construímos e equipamos pensando em salvar vidas neste momento tão difícil. Estamos adquirindo equipamentos, insumos, EPI’s, entre outros, em grande parte com recursos próprios, mas também com a ajuda do Governo do Amazonas que tem sido um grande parceiro e que ajudou muito na implantação deste espaço no hospital”, disse o prefeito Raylan Barroso.

O chefe do executivo de Eirunepé lembrou que a prefeitura também adquiriu aparelhos respiradores e BiPAP’s para ampliar a oferta de tratamento na cidade.

Pular para o conteúdo