DESTAQUE

Em uma hora, Sejusc distribui 10 mil máscaras de tecido nos cinco terminais de ônibus de Manaus.

Os itens de proteção foram feitos por costureiras desempregadas atendidas por programa do governo do estado. Cinquenta servidores da Sejusc participaram da ação

Os servidores da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), chegaram ainda com o dia raiando nos cinco terminais do transporte coletivo da capital, e, por volta das 6h, iniciaram a distribuição das mascaras de tecido para quem estava sem proteção, nas plataformas e também dentro dos ônibus.

A ação faz parte das medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus, adotadas pelo governo do Estado, com o inicio da abertura gradual do comercio. Em uma hora, 10 mil máscaras foram entregues para a população que retornou às atividades.

Os itens de proteção foram feitos pelas profissionais do projeto “Costurando a Esperança, Protegendo Vidas”, desenvolvido pelo Governo do Amazonas para garantir renda para pelo menos 200 costureiras desempregadas, além de ajudar na confecção e distribuição de 1 milhão de máscaras para a população em situação de vulnerabilidade.

A secretária Caroline Braz, titular da Sejusc, reforçou que, por determinação do governador Wilson Lima, a secretaria vem adotando medidas para proteger a população contra o coronavírus.

“Já entregamos também para grupos de Pessoas com Deficiência (PcDs), ribeirinhos, comunidades indígenas, grupos de idosos e LGBTs. Estamos garantindo que a população se proteja no momento que estamos iniciando a reabertura gradual de alguns serviços não essenciais. Isso significa que, mesmo com a abertura, é preciso manter todos os cuidados, não podemos relaxar com a prevenção”, disse a titular da Sejusc.

Cuidados importantes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde recomendam não utilizar as máscaras de tecido por longo tempo (máximo de 3 horas); trocar após esse período e sempre que estiver úmida, com sujeira aparente, danificada ou se houver dificuldade para respirar; higienizar as mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70% ao chegar em casa, retirar a máscara e colocar para lavar; repetir os procedimentos de higienização das mãos após a retirada do item de proteção; e não compartilhar a máscara, ainda que ela esteja lavada.

Abertura gradual

A reabertura de alguns estabelecimentos a partir do dia 1° de junho integra o plano de reabertura gradual do comércio de atividades não essenciais. Entre os locais que retomam suas atividades nesta segunda-feira (1°/06) estão igrejas e templos; lojas de artigos esportivos, de bicicleta, artigos para casa, vestuário, acessórios, calçados, entre outras.

Pular para o conteúdo