CIDADANIADESTAQUE

Detran-AM recebe mais de 100 pedidos de renovação de CNH, no retorno do agendamento

Se o condutor renovou a CNH nos últimos seis anos, o sistema vai aproveitar as informações biométricas e a foto dele, sem que ele precise ir ao Detran. Depois agenda e pega o documento

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) recebeu, nesta segunda-feira (1/6), quando reabriu o sistema de agendamento para alguns dos serviços, 117 solicitações de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os dados foram divulgados pelo diretor presidente do órgão, Rodrigo de Sá Barbosa.

O dirigente explicou que, aqueles motoristas que renovaram o documento nos os últimos seis anos, não vão precisar ir até a sede do Detran-AM para atualizar as informações biométricas e renovar a fotografia. “Nesse caso, o sistema vai aproveitar essas informações automaticamente, sem que ele precise vir ao Detran. Bastando depois agendar para pegar o documento a partir do dia 8 de junho”, informou.

O processo é realizado no portal digital.detran.am.gov.br. O usuário emite as guias de taxas, paga e, na sequência, liga para clínica indicada no boleto e marca o exame oftalmológico.

Nesta segunda-feira também voltou a funcionar o serviço de vistoria para transferência de veículos, feito pelas empresas de vistorias credenciadas junto ao Detran-AM. Além do serviço de certificação de segurança veicular, feito pelos institutos técnicos de licenciamento.

O usuário também já pode agendar o atendimento para os serviços presenciais que recomeçam no dia 8 de junho, como por exemplo, vistoria veicular para licenciamentos em atraso. Antes, esse serviço não necessitava de agendamento, mas agora passou a ser exigido, por meio do site https://digital.detran.am.gov.br/.

“Todos os agendamentos para o atendimento presencial, que começam no próximo dia 8, estão com espaçamento maior para atender às medidas de segurança. Antes o atendimento era feito com espaço de sete minutos, agora será de 20 minutos. Isso vai possibilitar um maior espaçamento, evitando aglomerações”, explicou Rodrigo de Sá.

A partir do próximo dia 8, será possível realizar mais serviços relativos à CNH, como 2ª via, transferência de prontuário e inclusão de Atividade Remunerada (EAR) para as categorias B, C, D e E. No mesmo dia, voltarão a ser realizadas as provas práticas de direção para as categorias A, C, D e E. As provas da categoria B só retornam no dia 15 de junho. A partir do dia 6 de julho serão retomadas as provas teóricas, bem como as aulas práticas e teóricas, no 4º Ciclo.

Pular para o conteúdo